Conheça Éfeso e Esmirra, duas das setes Igrejas do Apocalipse

O Apocalipse fala sobre Sete Igrejas que marcam Sete períodos da Igreja Cristã. Conheça as duas primeiras igrejas que o Apocalipse fala.


Conhecendo o Assunto:


 O número sete na Bíblia indica plenitude, esse número aparece várias vezes na Bíblia.
 João recebeu a ordem de escrever suas visões num livro e mandar as sete igrejas (Apocalipse 1:11,19). Nota: Na Ásia havia mais de sete igrejas, como Colossos (Colossenses 1:2) e Mileto (Atos 20:15). O que tornava aquelas igrejas especiais? Suas histórias e situações espirituais, que apontam a nossa realidade hoje.

 Entrando no Assunto
 Éfeso:

 O Senhor começa se Apresentando:
 "Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: -Apocalipse 2:1"
 Logo depois da apresentação nota-se nos versos 2 e 3 os elogios que o Senhor fez a igreja de Éfeso:
 "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste. - Apocalipse 2:2,3"
 O Senhor também reprova e dá um conselho para a igreja de Éfeso:
 "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. - Apocalipse 2:4,5"
 Lembre-se : Mesmo quando o Senhor nos repreendendo, ele com seu amor nos promete vitórias se sermos de fato, fiéis e obediente a sua palavra.
 A promessa"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. - Apocalipse 2:7"
 O nome Éfeso significa "desejável". O Apóstolo Paulo visitou várias vezes a igreja de Éfeso (Atos 19:1-20) e Timóteo, discípulo de Paulo, provavelmente era o Pastor dela nos dias de João. O período da igreja de Éfeso foi um período de grande crescimento para o Evangelho ( Atos 2:41; 4:4; 16:5).
 Esmirna:
 A palavra "Esmirna" vem de mirra, um suave aroma adocicado.
 O Senhor começa se apresentando a igreja de Esmirra:
 "Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu: - Apocalipse 2:8"
 A igreja de Esmirra foi uma igreja que não recebeu nenhum tipo de Reprovação. Essa verdadeiramente era uma igreja Reavivada. O Elogio:
 "Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás. Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. - Apocalipse 2:9,10"
 O Senhor deseja estar nos elogiando, mas para isso acontecer, temos que o obedecer a palavra do nosso Criador e a cada dia procurar viver seguindo seus princípios.
 O Senhor também da uma promessa a de Esmirna:
 "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte. - Apocalipse 2:11"

Postar um comentário

0 Comentários