Leis na Bíblia

Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. João 15:10


Introdução
Imagine uma sociedade sem regras. Não serviria de nada um semáforo se não existisse lei do trânsito.
Na nossa vida acontece a mesma coisa. Deus sendo sábio, justo e amoroso, estabeleceu regras para a vida dos seus filhos. Aprenderemos agora sobre as leis na Bíblia, sua importância e a lei abolida na cruz.


Que tipos de leis encontramos na Bíblia?

Êxodo 21-22: Leis civis, e leis de proteção para reger a nação de Israel.


Levítico 1-4: Leis cerimônias, envolvendo sacrifícios e ofertas de animais, específicas para o santuário.


Levítico 11: Leis de saúde, para o bem-estar e felicidade do ser humano.


Êxodo 20:3-17: Lei Moral, que expressa o caráter de Deus, conhecida como Lei dos dez mandamentos. Escrita pelo dedo de Deus em duas tábuas de pedra (Êx 31:18)


Não podemos confundir as leis e nem quem as escreveu, nem usar textos da lei cerimonial para explicar a lei moral ou vice-versa.


A Lei cerimonial está relacionada com o santuário. Leia Hebreus 9:1-5, e saiba com era o santuário.


Ora, a primeira aliança tinha regras para a adoração e também um tabernáculo terreno. Foi levantado um tabernáculo; na parte da frente, chamada Lugar Santo, estavam o candelabro, a mesa e os pães da Presença. Por trás do segundo véu havia a parte chamada Santo dos Santos, onde se encontravam o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, totalmente revestida de ouro. Nessa arca estavam o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança.
Acima da arca estavam os querubins da Glória, que com sua sombra cobriam a tampa da arca. A respeito dessas coisas não cabe agora falar detalhadamente.
Hebreus 9:1-5


O ritual do santuário era regido pela lei cerimonial. Quando Cristo morreu, a lei cerimonial foi abolida na cruz (Daniel 9:27; Efésios 2:15; Colossenses 2:14).


e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz. Colossenses 2:14


anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz. Efésios 2:15
Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado".Daniel 9:27 (Em breve traremos estudos sobre as profecias de Daniel, aguarde!)


Quando o cordeiro de Deus foi morto, o véu do templo se rasgou, dando fim a lei em formas de ordenanças, a lei cerimonial. A Bíblia diz claramente que a lei cerimonial foi abolida com a morte de Cristo, mas o que acontece com a lei moral?


"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Mateus 5:17


Não pense que vim abolir a lei e nem muito menos os profetas! (Os profetas que Jesus se refere é os livros do Antigo Testamento).


Acaso você pensa que Jesus veio acabar com a lei? Tem um recado para você!
Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. João 15:10


Obedeça aos meus mandamentos! Não confunda as leis. A lei abolida na cruz de Cristo foi a Cerimonial, está escrito. Não tente mudar o que está escrito. Jesus te chama hoje para "permanecer no seu amor".


Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos". Mateus 19:17

Postar um comentário

0 Comentários