Os dez mandamentos: Em vigor? Mudanças feitas nos mandamentos de Deus

A natureza está regida por leis. Astros seguem uma rota traçada pelo Criador; por causa das leis naturais, semeamos milhos e colhemos milho, não arroz. O relacionamento do ser humano com seus semelhantes e com Deus é norteado pela lei moral, codificada nos dez mandamentos.
 Sem leis, a vida seria nada menos que um caos. Apesar disso, tentativas têm sido feitas para invalidar, alterar ou substituir a lei de Deus pelas tradições humanas. A pergunta para a qual buscaremos a resposta, neste estudo, é: Têm essas tentativas a autorização ou aprovação do autor da lei? Se não têm, são válidas? Qual deve ser a nossa atitude em relação a elas? Como posso entender o que Jesus quis dizer com o relato escrito em Mateus 22:36-40?



Vamos iniciar!


 Quais são os dez mandamentos?
Êxodo 20:3-17



1o Mandamento: Não terás outros deuses diante de mim.
2o mandamento: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3o mandamento: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4o mandamento: Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
5o mandamento: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6o mandamento: Não matarás.
7o mandamento: Não adulterarás.
8o mandamento
: Não furtarás.
9o mandamento
: Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10o mandamento: Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.


Estes são os dez mandamentos, que O Senhor criou, e não o homem.

Quem é o autor?
 Em um dos nosso grupos de estudos no WhatsApp, um irmão disse que, Moisés, é o autor do Dez mandamentos... Será isto verdade? Vamos ler?
"E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." Êxodo 31:18
Não vejo nada dizendo que Moisés, é o autor da Lei do Senhor. Amigos, o verso é muito claro! Não temos dúvida alguma que, o próprio autor dos Dez Mandamentos foi o próprio Deus, escrita em "duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo (próprio) dedo de Deus." Êxodo 31:18 (Ênfase acrescentada)
 A Bíblia não ensina, e nunca ensinou, que o autor dos Dez mandamentos, foi Moisés... Isto é, sem dúvida, uma afirmação falsa.


Como entender o que Jesus quis dizer com o relato escrito em Mateus 22:36-40
"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? " Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". Mateus 22:36-40
Jesus quis dizer que só existe dois mandamentos? Lógico que não!
Ele classificou os mandamentos em dois: Amar a Deus e Amor ao próximo.
Raciocine comigo...
Se eu amo a Deus, eu adoro imagens? Eu tomo o nome de Deus em vão? Lógico que não!
Se eu amo meu próximo, eu o mato? Eu roubo? Eu cobiço? Lógico que não!
Meu amigo, essa idéia que Jesus deixou só dois mandamentos não tem base nenhuma. Acabei de te mostrar biblicamente.
Os mandamentos ficaram resumidos assim: Amor a Deus: Os quatro primeiros mandamentos. Amor ao próximo: Seis últimos mandamentos.
Deus permite mudança em sua palavra ou em seus mandamentos?
"De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos. Malaquias 3:6
Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro. Apocalipse 22:18-19
Não precisa comentar mais nada diante dos textos acima!


O que, segundo a Bíblia, aconteceria no futuro com a lei de Deus?
... e a verdade foi lançada por terra. Daniel 8:12
.... tentará mudar os tempos e as leis... Daniel 7:25
Isto aconteceu... A igreja romana mudou os mandamentos de Deus sem nenhuma autorização divina. Veja a mudança que eles fizeram:
1o mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas.
2o mandamento: Não tomar Seu santo nome em vão
3o mandamento: Guardar domingos e festas
4o mandamento: Honrar pai e mãe
5o mandamento: Não matar
6o mandamento: Não pecar contra a castidade
7o mandamento: Não furtar
8o mandamento: Não levantar falso testemunho
9o mandamento: Não desejar a mulher do próximo
10o mandamento: Não cobiçar as coisas alheias
Compare estes citados acima com o que está escrito em Êxodo 20:3-17.
O segundo mandamento, que proíbe a adoração de imagens foi retirado, o terceiro se tornou o segundo e o quarto passou a ser o terceiro. A guarda do sábado foi substituída pelo domingo. Para conservar o número de dez mandamentos, o décimo foi dividido em dois... Cadê a autorização de Deus para isso tudo?
O que os homens fizeram (fazem)  com a verdade de Deus?
Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Romanos 1:25
O que é mais importante para Deus?
Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! Atos 5:29
e não dêem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade. Tito 1:14
Deus te abençoe, siga sempre as ordens de Deus, procure sempre fazer a sua vontade e lembre-se, os mandamentos de Deus ainda estão em vigor nos dias de hoje.
"Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. João 15:10"

Postar um comentário

0 Comentários