O Bom Pastor



Certa vez, Jesus contou a Parábola do bom pastor, e agora analisaremos sobre o que O BOM PASTOR faz.
João 10:1-17
Na Judeia, a maior parte do terreno é rochoso e desnivelado. Portanto, é uma região muito mais dedicada ao pastoreio que à agricultura. Assim, a figura do pastor com seu rebanho era bem comum aos ouvintes de Jesus nos tempo do NT.
Pastor é alguém que cuida de rebanhos de ovelhas. É uma das mais antigas profissões do mundo. O equipamento do pastor é muito simples e, normalmente, compunha-se de três coisas:
A) A bolça.
B) A Funda.
C) A vara ou cajado.
Cada um tinha sua utilidade no pastoreio.
O que o verdadeiro pastor é e faz?
a) O Pastor entra pela porta (v. 2)
 O aprisco mais comum nos dias de Jesus era um cercado de pedras, mais ou menos quadrado, com uma entrada em um dos lados. Esta entrada, ou porta, era vigiada por um porteiro ou guarda. Em algumas circunstâncias, havia auxiliares armados que eram comandados por este porteiro. Seu papel era proteger os rebanhos dos ladrões e salteadores.
Muitas vezes, esses ladrões tentavam escalar o muro com o propósito de roubar algumas ovelhas. Para desestimular essas pessoas, às vezes, o muro era coberto com muitos espinhos. O pastor podia chegar tranquilamente diante do porteiro, o qual prontamente lhe abriria a porta.
b) O Pastor chama suas ovelhas (v. 3)
Muitas vezes, mais de um rebanho se abrigava em um cercado ou aprisco, pois os rebanhos não eram muito grandes. Normalmente, o pastor se posiciona próximo à porta e chamava suas ovelhas.
c) As ovelhas ouvem sua voz (v. 3)
As ovelhas ouvem e confiam na voz de seu pastor.
d) Ele as conduz para fora (v. 3)
Assim que as ovelhas se aproximavam, o pastor então passava para o lado de fora do cercado e continuava a chamá-las a fim de conduzi-las para a pastagem.
e) O pastor vai adiante de suas ovelhas (v. 4)
Ele vai na frente, conduzindo-as.
f) As ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz (v. 4)
É estritamente certo que as ovelhas conhecem e estendem a voz do pastor original e que jamas responderão à voz de um estranho. Em diversos momentos do dia, o pastor emite um som peculiar para que as ovelhas saibam que ele está ali, para cuidar delas e protegê-las.
g) O bom pastor dá a vida pelas ovelhas (v. 11)
Ele está disposto a fazer de tudo para recuperar uma única ovelha, mesmo que o preço seja muito caro a pagar.
Ele se expõem a todos os perigos, para salvar uma única ovelha.
O que o verdadeiro pastor não é e não faz?
a) Não é um estranho (v. 5)
b) Não é um mercenário (v. 12)
c) Não é ladrão ou salteador (v. 1 e 10)
JESUS- O verdadeiro e bom pastor
A imagem de Jesus que mais agrada é a que O apresenta como o Bom Pastor. A imagem do pastor está profundamente enraizada na linguagem e nas imagens bíblicas. Na qualidade de Bom Pastor, Cristo preencheu a representação profética do antigo testamento (Salmo 23:1; Isaías 40:11; Jeremias 31:10; Ezequiel 34:12).
Jesus é o Bom Pastor, que deu Sua vida para morrer por mim e por você! Que a cada dia possamos aceitar e ouvir o Seu chamado. Que essas palavras fiquem gravadas em seu coração! Amém.

Postar um comentário

0 Comentários