Bullying segundo a Bíblia


Vamos falar sobre Bullying?!
Você sabia que a Bíblia também fala sobre esse assunto? Na verdade, na Bíblia você não encontra exatamente a palavra bullying, mas existem vários textos que dão ideia sobre esse assunto.

No Salmo 15, Davi escreveu:

“Senhor , quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?  Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo; que de coração fala a verdade  e não usa a língua para difamar; que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo.” Versos 1‭-‬3 ‬‬
Voltaremos nesse verso mais a frente, mas antes, faço duas perguntas: Você já sofreu bullying? Você já praticou bullying?

“Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.”

Minha resposta para as duas perguntas é sim. Eu já fui vítima de bullying  (até hoje ainda escuto umas brincadeirinhas de mal gosto de algumas pessoas) e também já pratiquei bullying.

Na verdade, não foi intencional, mas as minhas brincadeirinhas junto com outras pessoas acabaram deixando uma amiga muito mal. Eu me desculpei e fiquei muito mal por ela ter se sentido assim com minhas palavras.
E muitas vezes nós agimos dessa maneira. Nossas palavras erradas acabam machucando outras pessoas.

Mas além desse exemplo pessoal que citei, existem aquelas pessoas que fazem bullying intencional, com o objetivo de machucar e humilhar as pessoas.
Recentemente fiz uma pesquisa sobre esse assunto com algumas pessoas no Whatsapp, e a grande maioria das respostas foram que sofreram bullying por ter a pele de cor negra, por ser magro, gordinho, por usar óculos e muitas outras histórias.
Ouvi relatos de pessoas que se sentiam mal, e alguns ainda sofrem com isso, por causa de “brincadeirinhas” de mal gosto, com a intenção de machucar as outras pessoas.

A preocupação com esse assunto começou a partir da década de 70, quando educadores viam comportamentos violentos de alguns alunos e desde então esse tem sido um assunto muito conhecido por todo mundo, principalmente estudantes. Mas por que nada muda?

Simplesmente porque as pessoas continuam achando que é apenas uma brincadeirinha. Mas esse tipo de brincadeira acaba levando pessoas a terem baixa autoestima, depressão e até mesmo a morte. As pessoas se sente inferiores e incapazes, pois essa é a ideia que quem faz o bullying passa.
Com a aumento da tecnologia, surgiram novos problemas: o cyberbullying, que nada mais é que bullying, só que virtualmente.

Muitas pessoas tem usada a internet para difamar a imagem de outras pessoas, espalhar boatos e gerar o ódio.

Você já assistiu o seriado “Todo mundo odeia o Chris”? Com certeza sim. Eu amava esse seriado.
Lá podemos ver que o Chris sofria bullying na escola por ser o único garoto negro que estudava lá. As pessoas julgam as outras pela cor da pele sem se importar que nada disso faz a diferença.
Davi faz uma pergunta a Deus:

“Senhor , quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?” Salmos 15:1

Logo após ele trás uma resposta:

“Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo; que de coração fala a verdade  e não usa a língua para difamar; que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo.” Salmos 15:2‭-‬3
‬‬

A Bíblia nunca sustentou o bullying. É um pecado gravíssimo como qualquer outro.
Aquele que usa a língua para difamar, que faz mal só seu semelhante e lança calúnia contra seu próximo, não poderá habitar junto com o Senhor. Se você age dessa maneira, saiba que você está errado e a palavra de Deus não sustenta seus erros.
Aquele que comete esse tipo de coisa acha engraçado o sofrimento dos outros, machucam sem se importar com a dor do outro, fazem esse tipo de coisa por se achar superior, popular, mas se esquecendo que o destino de todos é o mesmo, todos vamos morrer e se decompor. Qual é o motivo de agir dessa maneira?

Se você deseja um dia morar no Céu com Cristo, mude suas atitudes. A Bíblia é clara em afirmar que pessoas com esse tipo de atitude ficará fora do Reino Celestial. Em qual lado você quer estar?
Se você sofre bullying ou já sofreu, saiba que você é um ser especial, criado por Deus e muito amado. Ele lhe deu o bem mais precioso que é a vida, e é por causa dEle que você existe. Sei que é difícil lidar com esse tipo de situação, mas quando você ouvir coisas que lhe desagradam, ignore. Não dê crédito para que as pessoas continuem praticando bullying. Não tenha medo, denuncie. Bullying é crime!

Você pode encontrar conforto na palavra de Deus e no próprio Deus, que está conosco todos os dias.
Cuidado com as “brincadeirinhas”. Às vezes praticamos bullying sem a intenção de machucar a pessoa, mas nossas palavras erradas acabam as machucando. Muitas vezes as pessoas não vão demonstrar que se ofenderam, vão levar tudo na brincadeira ou dar uma risadinha, mas você não sabe como vai no íntimo do coração, então evite fazer comentários que ofendam ao outro.
Empatia é o que todos nós precisamos! 

Postar um comentário

0 Comentários