Quem foi José?

 


Oi gente!

Eu meditava esses dias na história de José, que se encontra na biblia no livro de Gênesis 37-50.

Uma história muito interessante e tem inspirado muitas pessoas. O que podemos aprender com ele e sua caminhada?


José era filho de Jacó, ele tinha dezessete anos e apascentava os rebanhos com seus irmãos; 

Ver (Gênesis 37:2)


José nasceu em meio à velhice de seus pais, como fruto de um milagre. Por esse motivo seu pai o amava mais do que todos os outros irmãos:

"Ora, Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas." (Gn 37:3).


A inveja, ciúmes e ódio


"Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar parcificamente." (Gn 37:4)


Os meio irmãos de José, movidos pela inveja, ciúmes e o ódio, venderam José como escravo, mas antes vamos vê o que deixou seus irmãos ainda mas irados de ódio, antes deles o venderem?


Os sonhos de José


Gênesis 37:5-11

"Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.

Ouçam o sonho que tive, disse-lhes.

Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele. Seus irmãos lhe disseram: Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai nos governar? E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito. Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim." Quando contou seus sonhos ao seu pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e lhe disse: "Que sonho foi esse que você teve? Será que eu e seus irmãos viremos a nos curvar até o chão diante de você?" Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo.


Após José ter tido esses sonhos, seus irmãos sentiram ciúmes ainda mais.

E então o venderam por 20 ciclos de prata aos ismaelitas.

Eles levaram José ao Egito e além disso sujaram a túnica de José com sangue de animal, para justificar sua morte, e entregaram a seu pai Jacó que lamentou o filho por muitos dias.

E mesmo assim os meio irmãos de José não se arrependeram.


José no Egito


José foi traído por seus irmãos. Viajou com os ismaelitas até o Egito e lá foi vendido como escravo para um dos oficiais de guerra e capitão da guarda de Faraó: Potifar.


A prisão de José


A esposa de Potifar tinha os olhos em José (Gn 39:7)

Mas em nenhum momento, José aceitou as propostas da mulher, como ele diz em 

Gn 39:9:

"Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?"


Depois que José foi fiel a Deus e rejeitou a proposta da esposa de Potifar, de se deitar com ela, ela acusou José de tentar agarrá-la e Potifar acreditou na mentira contada por sua esposa. Cheio de ira, lançou José na prisão. Mas Deus estava com José e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. O carcereiro acabou encarregando José de todos os que estavam na prisão.


José na prisão interpreta os sonhos do copeiro chefe e do padeiro chefe (Gn 40:1-23)


Passados dois anos, Faraó teve um sonho, e mandou chamar José que estava na prisão para interpretar os sonhos, que está em 

(Gn 41:1-36).


José como governador no Egito


Gênesis 41:38-40


"Disse faraó aos seus oficiais: Acharíamos, por-ventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? Depois, disse faraó a José: visto que Deus te fez saber tudo isso, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e a tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu."


Os irmãos de José vão ao Egito


Apenas dez irmãos foram ao Egito, os dez que haviam traído José há muitos anos atrás. Jacó não enviou o seu filho mais novo, Benjamim, porque tinha medo de perdê-lo também.

José era o governador de todo o Egito e era ele que vendia as porções de alimento aos povos. Logo os irmãos se dirigiram a ele e se prostraram diante de seus pés.

José então, lembrou-se do sonho que tivera quando ainda era um adolescente.

Mas os irmãos não o reconheceram. José jogou todos os dez irmãos em uma prisão e ali os fez passar três dias. Passado essas dias, José os libertou-os e disse:


"Se vocês são realmente quem dizem ser tragam-me esse irmão mais novo que era benjamin. Deixarei que vocês levem suprimento para a família de vocês."


Então eles levaram Benjamin.


Mais tarde, porém, após alguns testes por parte de José (Gênesis 43:18), o governador do Egito revelou sua verdadeira identidade aos seus irmãos. Aquele foi um encontro carregado de emoção (Gênesis 45).


O perdão


Apesar de tudo de ruim que os irmãos fizeram a José, ele não quis vingança e sim, seu pai Jacó e toda a família foram morar numa das melhores regiões do Egito, sobreviveram em todos os anos de fome.


A história de José mostra uma coisa: não importa se você é justo ou corrupto. Não importa se você é um cristão de fachada ou um crente bem resolvido. Neste mundo, você vai sofrer, seja pelas investidas de Satanás, ou pelas fatalidades de um mundo de pecado. Às vezes pagaremos um alto preço para manter a nossa integridade cristã num mundo cujo sistema é dominado pelo maligno, mas Deus está conosco assim como esteve com José.


Que Deus te abençoe!

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
AMEIIII, VOCÊ CONTOU A HISTÓRIA EM UM TEXTO SIMPLES E BEM EXPLICATIVO <3