Tabernáculo



14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. PCF — João 1:14

Quando lemos que o "Verbo habitou", em seu original fica: "E o Verbo Tarbenaculou entre nós".
Ou seja Deus precisa ser, e deve ser, o centro de nossa vida, como se Ele more em nossa casa.

Da mesma forma encontramos Jesus querendo ser o centro do seu povo (Êxodo 25:8; Levíticos 26:11-12). Até mesmo quando o próprio Cristo restaurar os céus e a terra, Seu trono será o centro na Terra e do universo! No entanto, vamos mais além...

  • Nós encontramos Cristo na pessoa de ADÃO: Da mesma forma que Adão teve seu lado cortado para transformar sua esposa, à saber: a Eva; Cristo na cruz teve seu lado cortado por uma lança para então formar sua igreja ou esposa. De outra maneira Jesus é o segundo Adão.

  • Nós encontramos o Messias na pessoa de Noé: Noé foi levantado e o povo foi atraído, assim como Jesus, foi levantado para atrair o povo, falando do fim do pecado e a possibilidade de salvação.

  • Na pessoa de Abraão e Isaque: Abraão deixou sua pátria para ir em uma terra estrangeira e teve que dá seu filho como sacrifício no holocausto, percebe que o mesmo aconteceu com o Verbo que se fez carne?!

  • Jesus tem um irmão gêmeo? Sim! Como na vida de Jacó, seu irmão Esaú vendeu sua primogênitura por um prato de comida e o primeiro teve que resgatar, assim Adão deixou de ser príncipe deste mundo por comida e Jesus veio para resgatar, por isso Ele se torna o segundo Adão ou o irmão gêmeo de Adão.

  • José e seus irmãos: O caráter de José é o mesmo de Cristo, desta forma todos os filhos têm o mesmo pai ( Deus, o Pai), mas de mães ( igrejas). Assim José é levantado como príncipe por obedecer os mandamentos de seu Pai e ainda possui o espírito de profecia para prevê o futuro, como a seca que foi ao Egito. Assim Cristo levanta uma igreja pra juntar o pão da palavra porquê uma seca de conhecimento bíblico está chegando. Da mesma forma que José testou seus irmãos para ver se mudaram e amam o mais novo da família, Cristo testa seus filhos para ver como tratam seus irmãos mais novo e desafortunados.

Você consegue perceber Cristo no meio das histórias?! À partir do momento que o nosso Salvador é o centro de nossa vida e deixarmos Ele entrar em nosso coração, seremos as pessoas mais felizes do mundo.

Seja Jesus seu Salvador pessoal e o centro de suas escolhas e da vida. Com todo carinho de Jônatas Passos!