Vinde a mim.


Vinde a mim 

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. PCF — 
Mateus 11:28

   O texto de hoje vai ser bem delicado, pois trarei assuntos para refletir como é o nosso comportamento diante das pessoas e diante de Deus.
Vamos tratar de erradicação de preconceitos a esses seres, os quais Deus deu Sua vida para serem salvos. Falaremos da realidade da qual poucos enxergam, ou não querem.

Jesus sempre foi e será, de sabedoria divina, o mais acolhedor de pessoas que pode existir. Somos salvos porque Ele nos amou ( João 3:16) para que nos comportemos como salvos (Romanos 1:5).

Portanto é de suma importância aprendermos de Cristo, a maneira que Ele enxergava seus irmãos e como deveríamos ver também. 
Vamos analisar uma história:

26 E o anjo do SENHOR falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
27 E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
28 Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. PCF — Atos 8:26 - PCo--31 

   Creio que todos conhecem esse fato que aconteceu há menos de dois mil anos. 
Felipe sem mesmo questionar seu Deus, parte rumo ao deserto. O que será que iria encontrar lá, sendo o deserto bem isolado? Bem, o raciocínio divino é bem diferente da razão humana. 
Encontrou um eunuco que regressava para sua terra. Mas o que é um eunuco? 
Foram e são pessoas que têm seus órgãos genitais arrancados para que trabalhasse nos haréns das rainhas da época. Ser um eunuco é símbolo de riqueza, porém, sujeito a maus-tratos por serem também escravos.

Crianças, ao completarem oito para dez anos, realizavam o procedimento à força para que, de nenhuma forma, a voz engrossasse e assim, terem aparências afeminadas e que pudessem fazer teatro representando meninas em suas atuações, portanto, a palavra "castrado" nada mais é que meninos que cantavam com voz afeminada. 

Voltando a história, percebemos duas coisas que não era comum para um etíope eunuco. 
Primeiro, ir à Jerusalém adorar ao Senhor e estudar o livro de Isaias. Eunucos não eram bem-vindos à casa do Senhor, porque eram escravos e eunucos (Deuteronômio 23: 1-2).

O fato segue:
32 E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
34 E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? PCF — Atos 8:32 - PCF — Atos 8:34

   O método de Felipe é interessante: fez com que o etíope lhe pedisse que explicasse certa passagem. Sabemos muito bem que a passagem citada por Isaías refere-se à Jesus.
No entanto, o mordomo-mor de Candace pensou que se referia a ele ou ao profeta. Por quê? 
O procedimento para se tornar um eunuco fazia com que o mesmo não pudesse gritar, tinha que sofrer calado (Assim não abriu a sua boca). 
A justiça de descendência fora tirado porque ter filhos significa que seu nome será perpétuo...
(Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração?). 

O servo da rainha de Candace tinha sido abusado e quem sabe virado objeto sexual da mesma. Alguns serviam de fetiche sexual por muitos reis e imperadores, como o caso do Imperador Nero que, após sua esposa falecer, o eunuco virava o objeto sexual para os prazeres de Nero.

Vamos seguir:
36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. PCF — Atos 8:36 - PCF — Atos 8:38


   Quem tinha quebrado as regras? Felipe ou o Espírito Santo? NENHUM!! Quando a bíblia relata que esses escravos não eram bem-vindos à congregação, é o mesmo que dizer que não entrará pecado na Santa Casa de Deus.
No entanto, se esse mesmo indivíduo se arrependesse de seus pecados, então digno és de adorar o Senhor. Por isso que Felipe o batizou.

Veja o que Jesus disse:
12 Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. PCF — Mateus 19:12

   Para muitos que foram feridos, abusados, mal-entendidos, que se tornaram homossexuais,  ainda existe salvação garantida. 
Não ficarei surpreso se eu encontrar um homossexual ou um estuprador no céu. Para todos, existe uma segunda chance, assim como para o etíope. No fim, todos serão ex-pecadores.

4 Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
5 Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. PCF — Isaías 56:4 - PCF — Isaías 56:5


   Cristo chama eu e você querido(a) leitor(a). 
Não para continuarmos com nossos pecados,
mas para sermos transformados em Jesus Cristo.  Devemos acolher essas pessoas e ao invés de criticar, devemos ouvi-las e cuidar dessas pessoas para a salvação eterna. 

Sejamos luzes em meio a escuridão! 
Passe para o lado de Jesus e seja mais uma das pessoas mais felizes do mundo!

Com todo carinho, Jônatas Passos 👣


 

Postar um comentário

0 Comentários