A imoralidade não nos tira do céu?

 


   Hoje nós iremos refletir em um assunto que estudei na lição de jovens durante essa semana e gostaria de compartilhar o que aprendi com vocês.
Você sabe a diferença de moralismo e imoralidade? 

Basicamente, pessoas moralistas "em nome de convenções sociais, incluindo as de ordem religiosa, discriminam quem foge do "script social", dividindo o mundo entre bons e maus."
Já as pessoas imorais 'tomam atitudes sem pudor, que revela imoralidade e está ligado à libertinagem e obscenidades.'

   Os sacerdotes eram defensores rígidos da moral. Eles prezavam por uma vida sem defeitos, aparentemente, já que eles próprios não praticavam o que o evangelho ensinava. 

Um certo dia pregando no templo, Jesus declarou:

"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês."
Mateus 21:31 

   Todos ficaram surpresos. 
Porém, vale lembrar que Jesus não estava se referindo à prostituição como uma prática que Deus aprova. 
Muito pelo contrário! 

Lendo o capítulo 21 completo e entendendo o contexto, vemos que Ele nos chama a atenção para a religião pregada e não praticada, exatamente como os sacerdotes faziam. 

   Não basta ter lido a Bíblia completa, frequentar todos os cultos, fazer orações com palavras belíssimas, se não praticarmos. 

Todos os pecados são ruins e prejudiciais, inclusive os da carne.
A Bíblia é clara quando diz:

"Fujam da imoralidade sexual."
I Coríntios 6:18

   Porém, precisamos estar atentos para os pecados de cunho espiritual, que muitas vezes praticamos sem perceber.
É o olhar torto pra visita na igreja, o julgamento, as fofocas, tratar alguns irmãos com inferioridade, falar mal da pregação quando sai do culto, entre tantos outros pecados. 

"É por isso que um moralista frio e pretensamente virtuoso que vai regularmente à igreja pode estar mais perto do inferno do que uma prostituta."
C. S. Lewis

   Claro que precisamos estar atentos aos dois.
A imoralidade também não pode ser praticada. 
Só que, enquanto cristãos, muitas vezes não praticamos pecados imorais abertamente e por isso, nos achamos superiores aos demais. 
Quando na verdade, estamos sendo como sacerdotes moralistas, que apontam o dedo para os outros como se fossem limpos a ponto de julgar alguém. 
Estamos sendo tão sujos quanto uma prostituta, ou muito pior. 

   Como a lição nos alerta, "o moralismo é mais tóxico que a imoralidade. É preciso fugir de ambos os extremos, mas com uma velocidade maior do primeiro."

Cuidado com a imoralidade, mas sobretudo a moralidade. 
que Deus nos abençoe!


Postar um comentário

0 Comentários