Biografía de Moisés


 Nome: Moisés


Nacionalidade: Hebreu 

Tribo: Levi

Educação: Moisés, durante o período que esteve com a mãe legítima, aprendeu sobre Deus e a fé do povo Hebreu. 
Foi educado nas grandes escolas e faculdades, por ser filho adotivo da filha do Faraó. 

Profissão: A bíblia não é clara em dizer qual a profissão que Moisés exercia no Egito, mas diz que ele virou pastor de ovelhas quando fugiu para Midiã.

Pais: Joquebede e Anrão

Irmãos: Arão e Mirian

Sua história: Moisés foi um grande líder. Através dele, Deus libertou o povo no Egito e posteriormente deixou as leis, que regiam a nação judaica no passado. Sua vida foi de altos e baixos, mesmo assim, Deus esteve com ele em todos.

Quando nasceu, teve que ficar escondido por três meses porque o Faraó tinha dado a ordem de que todos os meninos de origem hebreia fossem mortos. O faraó viu que o povo estava crescendo cada vez mais e temia uma possível revolta. 

Sua mãe percebeu que não o podia esconder por mais tempo e com muita dor no coração, fez um cestinho e colocou o menino dentro, para que o rio o levasse a um lugar seguro, longe dos perigos da escravidão no Egito. 
Para manter a segurança do bebê, ela mandou Mirian, sua irmã, para que vigiasse o cestinho com o bebê, de longe Deus tinha um plano na vida de Moisés, e ele foi encontrado pela filha do Faraó, que o adotou como filho.

O pequeno Moisés passou um tempo com sua mãe verdadeira, que foi paga para amamenta-lo e cuidar dele. Nesse período, ele aprendeu de Deus e a fé de seus pais.

Nos palácios egípcios, ele nunca se esqueceu de quem era e de sua origem. Ele via o sofrimento do seu povo. Cometeu o assassinato de um egípcio, que estava maltratando um escravo hebreu. Com isso, ele foi obrigado a abandonar o palácio do Egito e viver como peregrino em terras estrangeiras.

Conheceu Jetro e se casou com uma de suas filhas. Depois de todos esses acontecimentos, Deus o chamou para libertar o povo da escravidão e os conduzir a uma terra segura. Mesmo com muita relutância no início, ele aceitou os planos de Deus para sua vida.

Moisés foi um grande líder do povo de Deus e sua vida têm muitos exemplos do amor e cuidado de Deus para nós, hoje. 

Através dele, o mar se abriu e muitos outros milagres aconteceram. 

Lição: Concluo essa biografia dizendo que Deus tem um chamado para cada um de nós, assim como teve na vida de Moisés no passado. 
Talvez ele não esteja nos chamando para libertar uma nação, como fez com Moisés, mas libertar os nossos amigos e vizinhos do pecado, pessoas que estão ao nosso redor. 

Que nós possamos aceitar o chamado de Deus para nossas vidas e se permitir ser usados por Ele!

Postar um comentário

0 Comentários