Nome: Rebeca
Nacionalidade: Arameia
Moradora de: Harã
Crença: apesar de morar em terra pagã, conhecia e temia o Deus Vivo
Pai: Betuel
Irmão: Labão
Esposo: Isaque
Filhos: Jacó e Esaú
Tarefas diárias: cuidava da casa e da sua família
Morte: não se sabe se ela morreu antes ou depois da morte de Isaque, mas foram sepultados juntos.
(Gênesis 49:31)
Quem foi:
Rebeca foi uma mulher abençoada por Deus, em todos os aspectos.
Apesar das mulheres não serem valorizadas naquela época, ela foi citada na Bíblia como alguém que teve um papel muito importante.
Inclusive, não somente no Antigo, como no Novo Testamento, em Romanos 9:11-12.
Além de ter uma família rica, Rebeca tinha uma ama que se chamava Débora, e algumas servas.
O nome Rebeca significa ‘’mulher que prende os homens com sua grande beleza.’’
Isso nos mostra que ela tinha uma aparência única, que chamava a atenção e por isso, se destacava dentre as outras mulheres, mas não somente por fora. Sua beleza interior também era atraente.
Rebeca foi a segunda matriarca da nação de Israel, tendo uma participação especial na descendência que Deus havia prometido para Abraão, Isaque e posteriormente, Jacó.
A história:
Sua história na Bíblia começa a ser relatada a partir do momento em que Abraão ordena a Eliézer, seu servo, que vá a procura de uma esposa para Isaque, seu filho, na terra do seu povo.
Eliézer partiu para Harã, em busca de uma mulher que servisse ao Deus de Abraão e Isaque.
Ao chegar nessa terra, o servo orou a Deus pedindo um sinal, para que a mulher escolhida como esposa de Isaque, desse de beber a ele e aos seus camelos.
Antes que ele terminasse de orar, Rebeca apareceu com seu cântaro.
Após Eliézer lhe pedir água, ela não somente o serviu, como se ofereceu para dar de beber aos seus camelos.
Dessa forma, o servo entendeu que essa era a mulher escolhida por Deus para ser esposa de Isaque.
Na manhã seguinte, Rebeca viajou para Canaã e após alguns dias, ao chegar na terra de Isaque, ela iniciou uma nova vida ao lado do homem que Deus havia preparado para ser seu esposo.
Eles consumaram o casamento e passaram a viver na tenda que era de Sara.
Rebeca foi a resposta das orações de Isaque.
(Gênesis 24)
Características:
Além de ser uma mulher belíssima, Rebeca era virgem, disposta, obediente, decidida, corajosa, hospitaleira, habilidosa, uma ótima esposa, uma boa mãe, e principalmente, temente a Deus.
A Bíblia nos mostra tudo isso durante o capítulo 24, e mais a frente, na história de Jacó e Esaú.
Os relacionamentos de Rebeca:
A Bíblia não nos dá muitos detalhes sobre os seus relacionamentos, mas podemos perceber algumas características com base nos versículos bíblicos:
Com Deus: Quando estava aflita na sua gravidez, buscou ao Senhor.
(Gên 25:22)
Com Isaque: Ele esperou anos para se casar, e quando encontrou Rebeca, ele a amou. (Gên 24:67)
Deus recompensa a espera, e por ambos serem tementes a Deus e esperar um pelo outro, havia cumplicidade entre eles. Certamente, eles tinham um relacionamento feliz.
Com seus filhos: A Bíblia diz em Gênesis 25:28 que Rebeca preferia Jacó, enquanto Isaque preferia Esaú. Eles não tratavam ambos iguais, por esse motivo, ela ajudou Jacó a enganar Isaque e roubar a bênção que era de Esaú.
Com suas noras: Não chegou a conhecer as esposas de Jacó. Em contrapartida, a Bíblia nos diz que as esposas de Esaú amarguraram a vida de Isaque e Rebeca.
(Gên 26:35)
Lições que Rebeca nos ensina:
A primeira lição especial que Rebeca nos deixa é sobre estar disposta(o) a abandonar tudo para viver o propósito que Deus escreveu para sua vida.
Ela nunca havia visto Eliézer na sua vida, mas confiou no que ele lhe dissera e tinha a convicção de que deveria ir para uma terra estranha e casar com um homem que nunca havia visto, pois era um propósito de Deus. Ela era decidida e corajosa, mas sobretudo, confiante nas promessas dEle.
A segunda lição que podemos tirar dessa história é sobre a importância de ter um coração puro, uma beleza interior acima da exterior.
Rebeca era uma moça linda - o significado do seu nome deixa isso claro.
Mas Eliézer não pediu a Deus uma mulher bela para Isaque, e sim uma mulher bondosa, que desse de beber a ele e aos camelos.
Rebeca não apareceu ali à toa. Ela era exatamente o que Isaque precisava, por dentro.
Investir na aparência interior é mais importante, afinal, o próprio Deus nos diz que ele atenta para o coração, ao invés do exterior.
(I Samuel 16:7)
A última das inúmeras lições que podemos tirar da história dessa matriarca de Israel é sobre buscar a Deus quando tudo parece difícil.
Rebeca era estéril, e só veio a engravidar, depois das súplicas de Isaque a Deus em prol dela.
Na sua gravidez, com seus filhos brigando em seu ventre, ela buscou entender qual era o propósito de Deus naquele momento, e Ele estava pronto para lhe explicar.
A confiança em Deus é fundamental. É importante buscar a orientação dEle quanto aos problemas que estamos enfrentando e confiar nas suas promessas e no Seu tempo certo de agir.
A boa vontade, o coração obediente, a fé, o amor e tantas outras qualidades de Rebeca, nos deixa um exemplo lindo.
Assim como Deus tinha um propósito para ela e sua família, Ele tem um propósito para ti hoje.
Você está pronta(o) para viver?