Eu sou um ímpio?



A bíblia contém infinitos textos sobre os malefícios, as características e as consequências dos ímpios ou da impiedade. Posso citar alguns deles:


“O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá” Salmos 145:20


“O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.” Salmos 37:21


“Passada a tempestade o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre” Provérbios 10:25


“Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio.” Isaías 11:4


Lemos tais textos e facilmente os direcionamos para as outras pessoas. Isto é, “esses textos podem ser para qualquer um, menos para mim”. A verdade é que quase ninguém quer ser ímpio, muito menos enfrentar suas consequências. Além disso, deduzo que as pessoas de ‘dentro da igreja’ possuem uma repulsa ainda maior por essa palavra. 

Mas, e se eu for um ímpio? O que é um ímpio?


Posso definir ímpio, em sentido amplo, como toda pessoa que é contrária a lei de Deus. E veja, constantemente contrariamos a vontade do Senhor.

Ou não, talvez alguém defina ímpio como somente aquele que é bastante cruel, que não acredita em Deus ou que blasfema o nome Dele. 


O fato é que não conheço sua cosmovisão, mas Paulo em Tito 2:11-14 escreveu que renunciar as impiedades e as concupiscências mundanas é imprescindível para uma vida justa e sóbria. Logo, buscar a justiça é o melhor caminho para a solução dessas questões. 


Não é sábio distanciar as sagradas escrituras de nossos comportamentos, achando que as orientações da Bíblia são apenas para os outros. 


Através de Sua Palavra, Deus realiza transformações inimagináveis (Hb 4:12). Logo, independentemente de sua situação espiritual, busque sempre a justiça de Deus (Pv 21:21, Mt 6:33). Pois onde há justiça, não há impiedade. 


É fundamental olharmos para nós mesmos e se perguntar: o brilho da justiça de Deus que deve habitar em mim, resplandece sobre os outros? Essa é a pergunta-fórmula contra a impiedade.


Por fim, não poderia deixar de citar um dos principais conselhos deixados na Palavra de Deus:

"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar." 

(Is 55:7)



Postar um comentário

0 Comentários