Eu sou casa


Quão especial é sabermos que fomos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26-26, Tg 3:9). 

Tudo estava muito bom, até que, infelizmente, o homem decidiu separar-se do Soberano e tornar-se inimigo Dele. As consequências do pecado foram devastadoras, e uma delas foi a deformação do nosso caráter. Mas, e agora? Será que hoje podemos ter um caráter puro? Deus realmente se preocupa com o nosso caráter? Será que Deus é indiferente quanto ao nosso estado de pecado e quanto a nossa personalidade?


Houve um episódio em que Jesus disse: 

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Tais palavras trouxeram surpresa, pois muitos esperavam que Jesus se revelasse como herói de Israel, destruísse todos os seus inimigos e de forma esplendorosa assumisse o trono de Davi.

Então Judas (não o Iscariotes) respondeu: "Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?"

Jesus replicou: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós viremos para ele, e faremos nele morada." (Jo 14:22-23)


Equivocadamente, as pessoas pensam que Deus está completamente distante dos seres humanos. Esquecem-se que nada pode nos separar do amor de Deus. A morte, a vida, os anjos, o passado, o presente, o futuro, a altura, a profundidade, nada! (Rm 8:38-39) Nada disso cria barreiras para o amor eterno, e se tem algum lugar em que Jesus quer habitar, é em ti. Somos nós que incessantemente corremos e preferimos ficar distantes Dele. 

O apelo descrito no livro de Apocalipse é ainda mais claro: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” 

(Ap 3: 20)


Quando entenderemos que a nossa vida precisa ser uma contínua permissão? Isto é, permitir que Jesus entre em nossos corações. Como exprime o músico Marcos Almeida: “Deus preferiu sua carne, não os templos que você pode construir com suas mãos.”

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” (Ez 36:26-27)


Sempre procuramos ou sonhamos com um ótimo lugar para morar. Talvez uma casa bem ornamentada com jardins verdeados, apartamentos bem projetados, ou arquiteturas arrojadas. E com Deus não é diferente. Ele quer habitar em ti. E pra isso, o Senhor reformará a sua casa. Consertará a má fundação, a fachada, o telhado que pinga e o piso rachado. Ainda limpará toda a poeira e mudará as coisas de lugar. 


Entende agora que esta é a única solução para o nosso caráter defeituoso? Pois em Cristo nosso caráter é reconstruído. 

(Ef 4:24, Cl 3:10, Sl 51:10) 


Não é uma tarefa fácil estar firme contra os poderes malignos (Ef 6:11,13-14). 

Mas se Cristo habitar em nós, poderemos ir muito além e o Espírito Santo produzirá as mais belas virtudes. 


Rui Barbosa, em sua visão humanista, chega a dizer: 

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”


Como verdadeiros cristãos, o amor, a paz, a bondade, a fidelidade e a honestidade devem permear nossos caminhos. São virtudes que não podemos se envergonhar de ter. Entretanto, isso só acontecerá se nos tornarmos casa. 

Casa de Deus! 


Esteja em obras e essa morada um dia será perfeita. 

(Pv 4:18)

Postar um comentário

0 Comentários