Coragem de leão

 


Conta uma antiga e conhecida fábula que um camundongo sofria intensamente com medo dos gatos. Então, um mágico sensibilizado com seu sofrimento, teve pena dele e o transformou em um gato.

Dias depois, o camundongo, transformado em gato, volta em desespero, dizendo que agora tinha medo dos cães. O mágico, então, o transformou em um cão.

Logo depois, ele começou a temer a pantera e o mágico o transformou em pantera.

Foi quando ele retornou a pedir auxílio porque dessa vez estava com medo dos caçadores.

A essas alturas, o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:

“Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo”.

 

Coragem, medo e covardia certamente são temas bastante associados, embora haja muitos debates sobre a influência que um tem sobre o outro. Uns dizem que a coragem é a ausência de medo. Outros dizem que a covardia é medo consentido e a coragem é medo dominado. Porém, como queira chamar o que vou aqui descrever, não é o ponto, mas sim a ideia.

Alguma vez você já desistiu de projetos porque o medo estragou tudo? Faltou coragem? O medo tomou conta de sua segurança?

 

A Bíblia traz dezenas de conselhos e histórias sobre esse tema. Episódios de bravuras, que sem dúvida, muito tem a nos ensinar. Vejamos:

Os valentes de Davi. Cerca de trinta homens extraordinários apoiavam Davi em suas pelejas. Constantemente estavam envolvidos em batalhas e situações perigosas, em defesa de Davi, de sua nação e de seu Deus. 

Seus grandes feitos estão descritos em 2 Samuel 21:15-22, 2 Samuel 23:8-39 e 1 Crônicas 11:10-13.

Também o próprio Davi ao enfrentar Golias. Todos nós já conhecemos a história. (1 Samuel 17)

 

O apóstolo Paulo disse:

“Não permita que os sentimentos ruins atrapalhem sua vida. Porque Deus nos deu um espírito não de temor, mas de poder, amor e domínio próprio.”

(2 Tm 1:7)

 

“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará". 

(Dt 31:6)

 

“Tudo posso naquele que me fortalece."

(Fp 4:13)

 

“Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são corajosos como um leão”. (Pv 28:1)

 

Logo, a coragem é um atributo do cristão. Manter-se no medo e ser covarde não é saudável e nem é bíblico. Em outras palavras, nos é dito: “Sê valente filho! Comigo tudo podes”.



Postar um comentário

0 Comentários