Corações quebrados

 


"Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as fontes da vida."

Provérbios 4:23 


Como está o seu coração? 

Guardado em Deus ou jogado às traças? 


Fazendo o devocional em determinado momento,

decidi ler o capítulo 4 de Provérbios por completo e não somente o versículo 23 isolado, como fazemos muitas vezes. 

O capítulo 4 fala sobre sabedoria. E quando entendemos o contexto, notamos que o Senhor espera de nós, sabedoria para cuidar do coração. A sabedoria que, inclusive, Ele mesmo promete dar livremente a todos que o pedirem - Tiago 1:5.

Sabedoria essa que deve ser usada para tomarmos decisões importantes como esperar o tempo certo de Deus, seja para entrar na faculdade que você almeja, para encontrar a pessoa que você vai passar o resto da vida ou arranjar um emprego.

Sabedoria para lidar com as situações da vida, seja passar por uma dificuldade, se libertar de relações tóxicas e até mesmo, perdoar e cultivar bons sentimentos em relação à quem te magoou. 

Para guardar o coração, é necessário ter sabedoria, afinal, é por meio dele que procedem todos os caminhos da vida e nada melhor do que mantê-lo no controle de Deus. Até porque o nosso coração é enganoso - Jeremias 17:9.

É necessário haver sabedoria para não deixa-lo à mercê dos sentimentos e quebranta-lo, com a falta de paciência para esperar em Deus. 


Mas talvez esse texto tenha chegado tarde demais para você. Talvez o teu coração já tenha sido entregue nas mãos da pessoa errada, ou deixou que ele se tornasse sobrecarregado de sentimentos ruins por tudo o que vêm acontecendo na sua vida. Talvez os seus relacionamentos estejam destruídos e nesse momento, só restou desconfiança nos planos de Deus. Talvez tenha faltado sabedoria. 

Ainda assim, há esperança para o seu coração. 


Em Salmo 147:3, Deus deixa um recado para você, através de Davi:

"Ele cura os que têm o coração partido e trata dos seus ferimentos."

Salmos 147:3


O Senhor, Deus de Israel, é capaz de restaurar o teu coração machucado, ainda que só tenha restado cacos jogados pelo chão. Ele os toma pela mão, cura, restaura e transforma em um coração perfeito. 

Deus está disposto a remover os sentimentos ruins e até mesmo restaurar os seus relacionamentos. 

Só que, isso só depende de você! Permita que Ele faça morada e transforme a sua vida. 

E lembre-se: é necessário sabedoria para guardar o seu coração no Senhor. Peça a Deus e Ele te concederá! 

Postar um comentário

0 Comentários