O ideal de Deus para os jovens


 Texto por Gabriella Arantes, integrante do blog

"Deus quer que os jovens se tornem homens de espírito zeloso, a fim de estarem preparados para a ação em Seu nobre trabalho e serem aptos a assumir responsabilidades. Deus pede jovens de coração incorrupto, fortes e valorosos, e determinados a combater varonilmente na luta que se acha diante deles, a fim de glorificarem a Deus e beneficiarem a humanidade." 

(MJ pág 21)


Quando falamos de jovens, nos lembramos de alguns exemplos bíblicos de jovens que se colocaram nas mãos de Deus e se deixaram ser instrumentos e outros exemplos, de jovens que, como Sansão, se desviou do propósito original de Deus para suas vidas.

Sansão foi escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe. 

Um anjo foi enviado à casa de Manoá e sua mulher para revelar a ela que ficaria grávida e teria um filho, mesmo sendo inférteis. (Jz 13:1-3)

Vemos que os planos de Deus vão além do que a lógica humana possa mensurar!

Foram passadas instruções para eles seguirem desde a gestação.

(jz 13:4)


Percebemos o quão necessário é a estrita obediência às ordens de Deus! 

Os pais de Sansão seguiram tudo conforme foi dito e creram na palavra de Deus. 

Certo dia, "a mulher de Manoá deu à luz  um filho e pôs nele o nome de Sansão. O menino cresceu e o senhor abençoou. Sansão estava no campo de Dã, entre Zora é Estaol, quando começou a sentir que o Espírito do Senhor o dirigia." (Jz 13:24-25)


O Espírito Santo dirigia a vida de Sansão. Deus o escolheu para ser governador do povo de Israel. Porém, Sansão quando crescido, começou a agir pelos seus próprios impulsos, pelos próprios desejos do coração enganoso. Um dos primeiros erros dele foi se casar com uma jovem filisteia, o seu pai e sua mãe o aconselhou dizendo para que ele se relacionasse com alguém do meio do povo.

(Jz 14:1-3)

Mas, Sansão não seguiu os conselhos dos pais.  

"Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos."

Quando continuamos a ler o Capítulo 14 de juízes vemos que era o próprio Espírito Santo quem o concedia forças. 

(Jz 14:6)

O problema foi quando Sansão começou a elevar o seu ego e pensar que poderia escolher por si, as suas maneiras de agir, os seus pensamentos, as suas doutrinas. De fato, tinha ele o poder de escolha, porém, foi se afastando pouco a pouco do ideal de Deus para sua vida.

Esse casamento com a jovem filisteia resultou em uma traição. Ele foi traído e, para se vingar, queimou a plantação dos filisteus, e os filisteus descobriram o motivo da ira de Sansão. 

"Então subiram os filisteus, e queimaram a fogo a ela e a seu pai." (Jz 15:6)


Tudo isso porque Sansão se aventurou em terreno perigoso, que hoje seria como um relacionamento de jugo desigual. 

"Unir-se a um incrédulo é colocar-se no terreno de Satanás. 

Você ofende o Espírito de Deus e perde Sua proteção." 

(Carta aos jovens namorados pág 79)

Como se não tivesse aprendido, mais tarde Sansão se misturou novamente com mulheres filisteias, dentre elas, Dalila, e ele se apaixonou por ela.

(Jz 16:4)

Dominado por paixão, Sansão estava cego e essa decisão de amar Dalila foi um erro fatal, que mais tarde custou a sua vida. (Jz 16:17-21)

Deus permitiu que Sansão colhesse os frutos de suas decisões!

Muitas vezes, pensamos estar vivendo uma história de amor, como Sansão pensou, porém Dalila não o amava e o trocou por barras de prata. 

E a continuação da história nos é conhecida. 

(Jz 16: 16-31)


Mas, Deus sendo misericordioso, atendeu a sua oração. 

"Então Sansão clamou ao Senhor, e disse: Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus." 

(Jz 16:28)

Deus, com certeza, não havia planejado esse fim para a vida de Sansão, assim como também não tem planos de desgraças para nós.

( Jr 19:11) 


Tudo o que Ele nos orienta a fazer é para o nosso bem!

Toda restrição na verdade é uma liberdade, porque quando nos colocamos nas mãos de Deus e seguimos os impulsos do Espírito Santo, então alcançamos a vitória. Fisicamente falando, Sansão foi o homem mais forte da Terra; mas no domínio de si mesmo, na integridade e firmeza, foi um dos mais fracos. 

Muitos tomam erradamente as paixões fortes como caráter forte, no entanto, aquele que é dominado por suas paixões, é um homem fraco.

"A verdadeira grandeza do homem é medida pela força dos sentimentos que ele domina." 

(PP 417) 

Que nós jovens, possamos seguir o ''assim diz o Senhor'', as instruções de Sua Palavra e do Espírito de Profecia, para que assim possamos conhecer 'a boa, perfeita e agradável vontade de Deus' (Rm 12:2) para cada um de nós.


Postar um comentário

0 Comentários