Biografia de Calebe


Nome: Calebe  
Pais: Jefoné, mãe é mencionado o nome.
Tribo: Judá
Irmãos: Otniel
Trabalho: Guerreiro de guerra do povo de Israel.              
Idade: Não é mencionado.
Filha: Acsa
Esposa: Não é mencionado.
Nota: Calebe foi uma grande pessoa para o povo de Israel. Sua história é de coragem e confiança em Deus.
Você sabe quem é Calebe e o que ele fez no passado? Ele é pouco mencionado na bíblia, mas sua história é de coragem e confiança em Deus. Ele e Josué foram os únicos, juntos com as pessoas de 20 anos para baixo, que saíram do Egito e entraram na Terra Prometida por Deus, sendo os outros Israelitas mortos no deserto, devido à desobediência da palavra de Deus (Esta história pode ser analisada em outra postagem, clique aqui).
Mas por que Calebe tem uma história que nos inspira hoje?
Moisés havia designado alguns homens de guerra para que vigiasse a Terra que foi prometida por Deus e no fim de 40 dias, trazer-se um relatório da terra. E assim aconteceu. Calebe, Josué e mais 10 homens foram os escolhidos de Moisés.
Quando eles voltaram, trouxeram o relatório de que a Terra era boa, mas havia muitos gigantes e que eles eram encapasses de derrotar aquele povo. Mas a história não termina aqui! Calebe e Josué tentaram voltar à atenção do povo a Deus, como refúgio e fortaleza, e que somente com a ajuda de Deus eles poderiam vencer os inimigos, mas o povo não deu ouvido e por isso passaram 40 anos vagando pelo deserto. O povo estava tão rebelde que não deram ouvidos, e quiseram apedrejá-los. Mesmo com essa situação, eles não desistiram de honrar o nome do Senhor e foram fieis as suas ordens e palavras e Deus os conservou com vida.
Sabe por que a história dele nos inspira hoje? Porque ele foi um diferencial para aquele povo e nós podemos ser hoje também, em nossa escola, trabalho, faculdade, vizinhança, etc. Deus deseja que nós sejamos os Calebes do Século 21.
Na Igreja Adventista do Sétimo Dia existe um projeto que faz menção a Calebe, chamada Missão Calebe. A Missão Calebe é um projeto evangelístico, onde jovens de uma localidade passam alguns dias (geralmente um mês) em outra cidade ou bairro, realizando trabalhos evangelísticos. Eu tive a oportunidade de participar, em 2017, com outros adolescentes de minha igreja, é uma experiência maravilhosa!
Além de ser Calebes em missão, devemos ser em qualquer lugar que formos.
O sonho de Deus para você é que você tenha a mesma garra e coragem que Calebe teve no passado, para que assim o Evangelho de Jesus seja pregado em toda terra. Nossa responsabilidade é primeiro começar em nossa casa, vizinhança, bairro e cidade, quem sabe em algo mais amplo! Ore pedindo ajuda de Deus a ser um Calebe, um diferencial em nossos dias.

Postar um comentário

0 Comentários