Eli- Exemplo a não ser seguido


Quando lemos a Bíblia encontramos historias maravilhosas de pessoas que fizeram grandes coisas, e também outras nem tanto animadoras. Esse é o caso do assunto que você está lendo neste momento. Eli é um belo exemplo a não ser seguido, porque se rejeitarmos a orientação de Deus assim como ele fez pode trazer prejuízos a nós, nossos familiares e até mesmo a nossa comunidade. Se você gosta e é um amante da leitura da Bíblia você sabe muito bem quem foi Eli, mas se você não conhece, Eli foi um sacerdote no tempo de Samuel. A bíblia faz menção dele nos primeiros capítulos de 1samuel. Ele já era sacerdote na época do nascimento de Samuel, e Samuel esteve com ele durante vários períodos de sua vida.
Como sacerdote, ele expiava o pecado do povo, mas por causa de sua negligência a ordem de Deus, ele encheu sua vida de amargura e trouxe desgraças à nação inteira.
Eli falhou na educação de seus filhos, ele foi ele foi um exemplo a não ser seguido como pai e sacerdote no lar.
Ele enxergava todos os pecados que a nação cometia, mas não conseguia enxergar o de seus filhos e sua própria casa.
Certa vez Samuel ouviu a voz de Deus, e o que Deus havia falado a ele o deixou muito triste, pois ele gostava muito de Eli. O livro de 1Samuel diz que ele não queria relatar o que Deus havia falado com ele a Eli. Deus falou com o menino Samuel as seguintes palavras:
E o Senhor disse a Samuel: "Vou realizar em Israel algo que fará tinir os ouvidos de todos os que ficarem sabendo. Nessa ocasião executarei contra Eli tudo o que falei contra sua família, do começo ao fim. Pois eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os repreendeu. Por isso jurei à família de Eli: ‘Jamais se fará propiciação pela culpa da família de Eli mediante sacrifício ou oferta’ ". 1 Samuel 3:11-14

A bíblia diz que Eli corrigiu seus filhos, mas já tinha sido tarde de mais.
Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro. Por isso lhes perguntou: "Por que vocês fazem estas coisas? De todo o povo ouço a respeito do mal que vocês fazem. Não, meus filhos; não é bom o que escuto se espalhando entre o povo do Senhor. Se um homem pecar contra outro homem, os juízes poderão intervir em seu favor; mas, se pecar contra o Senhor, quem intercederá por ele? " Seus filhos, contudo, não deram atenção à repreensão de seu pai, pois o Senhor queria matá-los. 1 Samuel 2:22-25

Talvez se Eli tivesse corrigido seus filhos antes teria sido muito diferente do que a Bíblia diz, mas ele corrigiu tarde de mais.
E como estamos agindo hoje? Será que temos as mesmas atitudes de Eli?
O erro que ele cometeu na criação de seus filhos trouxe prejuízos para toda a nação, pois seus filhos levaram a arca, que simbolizava a presença do Senhor, para longe deles, achando que estavam fazendo a coisa certa. O resultado foi que os israelitas perderam a guerra e os filhos de Eli a vida.
Essa história poderia ser diferente? Sim, mas infelizmente não foi.
E a sua história tem sido diferente da que foi a de Eli? Como tem sido a educação de seus filhos (no caso dos pais)? Temos trazido prejuízo às outros e a nós com nossas atitudes ou bênçãos?
Que essas perguntas fazem você refletir, e que posso trazer mudanças em sua vida.

Postar um comentário

0 Comentários