Biografia de Rute


Nome: Rute 
Nacionalidade: Moabita
Esposo: Filho de Noemi; Boaz.
Filho: Obede
Parentesco: Bisavó do Rei Davi
Nota: Rute foi uma estrangeira que decidiu voltar com sua sogra para a terra natal dela, e lá o Senhor a abençoou grandemente.

Você conhece a história de Rute? Tudo que você precisa saber sobre Rute você lerá agora!
Nos tempos dos juízes, uma família Israelita foi morar nas Terras de Moabe, pois havia muita fome nas Terras de Israel. Foram Noemi, seu esposo e seus dois filhos. Depois de um tempo em Moabe, os filhos de Noemi se casam com Moabita, e umas delas foi Rute.
Aí começa a história de Rute, que tem um livro que recebe seu nome.
Rute e seu esposo não tiveram filhos, e o esposo dela havia morrido, junto com seu cunhado, deixando ela, sua sogra e a esposa de seu cunhado desabrigas e sem esperanças, então Noemi decide voltar para sua parentela e sua nação de origem, e insiste que Rute e a outra nora permanecesse em Moabe.
A relação que Rute tinha com sua sogra era uma relação muito boa, e aqui já temos uma importante lição para nossas vidas. Se Rute vivesse com brigas e desavenças com sua sogra ela não iria junto com ela para a terra de Israel.
Depois de Rute muito insistir, Noemi viaja com ela para sua terra natal. Quando o esposo de Rute morreu, ela não tinha mais nenhum compromisso com a família de Noemi, e poderia se casar novamente com qualquer homem de seu país, mas mesmo assim ela quis ir com sua sogra para Israel.
A influencia que Noemi teve sobre Rute foi algo que a levou a tomar essa decisão, e deixar todos os deuses de Moabe para trás e ir e busca do Deus verdadeiro.
Quando chegaram a Belém, Rute foi trabalhar para sustentar sua sogra idosa. A lei permitia que pessoas pobres colhessem os restos das plantações, depois que os donos tinham feito sua colheita (Deuteronômio 24:19-21). Rute entrou numa plantação de cevada e passou o dia colhendo o que os ceifeiros deixavam cair.
O dono da plantação, chamado Boaz, reparou no trabalho árduo de Rute e fez perguntas sobre ela. Ele ficou impressionado quando ouviu tudo que Rute estava fazendo por Noemi. Por isso Boaz tratou Rute bem e lhe deu ajuda e proteção. Nesse dia, Rute voltou para casa com muita comida e Noemi lhe contou que Boaz era parente de seu marido. Deus estava ajudando Rute a encontrar uma nova família!
Rute continuou trabalhando na plantação de Boaz até a colheita terminar. Então Noemi aconselhou Rute a pedir Boaz em casamento. Naquele tempo, quando uma mulher ficava viúva e sem filhos, numa situação precária, o parente mais próximo tinha o dever de casar com ela e cuidar da herança do falecido. Boaz era esse parente próximo de Rute.
Na noite, Rute se aproximou de Boaz e lhe pediu para que cuidasse dela, cumprindo com seu dever. Rute estava fazendo as coisas como ordenava a Lei do Senhor, e Boaz ficou impressionado com as atitudes dela.
Boaz explicou que havia um parente mais próximo que ele, mas prometeu resolver o assunto logo. Rute voltou para casa e contou tudo a Noemi, que ficou feliz, porque sabia que Boaz iria cuidar delas. No dia seguinte, Boaz se encontrou com o outro parente, que lhe cedeu o dever de cuidar de Rute. Boaz então se casou com Rute e ela teve um filho chamado Obede. Rute se tornou bisavó do rei Davi, que foi antepassado de Jesus.
Percebe como Deus agiu na vida de Rute, quando ela decidiu continuar com sua sogra, mesmo com seu marido ter falecido? A história de Rute nos trás muitas lições, e algumas delas e que nós devemos ser tementes a Deus assim como ela foi, ser corajosos, a ponto de mudar nossa vida para fazer as coisas certas, sermos trabalhadores para conseguir nosso pão e ajudar aqueles que precisam, e também sermos respeitadores com o que os outros nos pedem.
Seja como Rute, não tenha medo da mudança e de fazer o que é certo. Que o Senhor te abençoe te aguardo na próxima Biografia!

Postar um comentário

0 Comentários