Prova de fogo!

 


"Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livra-nos , ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste". (Daniel 3: 17-18).

O capítulo 3 de Daniel trata de uma das histórias mais extraordinárias de toda a Bíblia. Três jovens que com apenas uma atitude, de não adorar outros deuses, nos ensinam sobre uma fidelidade que talvez até agora, em toda nossa vida, não aprendemos a desenvolver. Triste isso né? Quando olhamos para a história de Hananias, Misael e Azarias, sentimos na pele o quanto nossa fé é pequena e carecemos da misericórdia de Deus.


O Arauto apregoou e todos deveriam se prostrar a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado, com todo orgulho e soberba o rei exaltou a si mesmo e ao seu reino, renegando a verdadeira interpretação revelada no capítulo 2 de Daniel, logo todos deveriam se prostrar e adorar a imagem. Aqui destacamos um ponto importante, idolatria, a luz da Bíblia Deus condena totalmente essa prática, no próprio mandamento de Êxodo 20:3-4. 


No decorrer da história vemos que exemplo de compromisso esses jovens tiveram, pois eles acreditaram que Deus estava acima de tudo aquilo e que não valia a pena abandonar seus princípios e a sua fé em um Deus que pode realizar milagres. É esse tipo de jovem que a Bíblia quer que eu e você seja, é esse tipo de cristão que é um exemplo para mim para você, pessoas fiéis a Deus, independente da circunstância.


"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" (Ellen G. White, Educação, 56). 


Parece muito fácil servir a Deus quando as coisas vão bem, quando tudo caminha bem é fácil ser cristão, e alguns querem ser e são cristãos até que a prova venha, mas quando chega a prova, logo desistem. A palavra de Deus nos desafia a sermos cristãos sinceros, honestos, homens e mulheres de fibra, fiéis ao dever como a bússola é ao polo.


Estudando o contexto bíblico entendemos que, o capítulo 3 de Daniel faz referência ao capítulo 13 do Apocalipse, ou seja, a história se reproduz, e se Daniel está no passado, Apocalipse 13 está no futuro, e a cena voltar a acontecer! Tremendo né?  Mas pera ai, quer dizer que assim como os 3 jovens iremos também passar por tamanha prova? Exatamente. Talvez você não precise se ajoelhar perante uma imagem, nem ser jogado dentro de uma fornalha em chamas, mas sem dúvidas, a nossa fé será provada da mesma forma, e quem se manter fiel receberá a recompensa: a vida eterna! 

Deus tem uma promessa para os seus filhos quando são provados. 

“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. (Isaías 43:2)


Diante dessa linda história, qual será a postura que iremos aderir em frente aos desafios da vida? 

Quando tomamos decisões na nossa experiência religiosa hoje, estamos nos preparando para os eventos futuros, e quem é fiel no pouco, será fiel um dia no muito! 


Postar um comentário

0 Comentários