Qual é o seu nome?

 

  • 26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará. PCF — Isaías 40:26

Aqui chegamos com a pergunta mais trivial possível: Qual é o seu nome? É possível que já tenha respondido conscientemente, isso é bom, pois cada pergunta podemos reissignificar os nossos nome e quem somos na verdade. Aliás, já pesquisou o significado do seu nome? Ou mais, já perguntou a seus pais o por quê este nome e não outro? Ou será que foi Deus quem escolheu?

Se foi Deus ou não, vamos para Bíblia! Decerto dizer que a bíblia está recheada de nomes complexos e outros de fácil interpretação, mas já repararam o quanto de nomes existem na genealogia bíblica? Qual sua importância? E o quê elas nos ensinam? Sabemos que os povos do oriente acreditam no significado do nome junto com seu caráter, ou seja, o nome da pessoa dizia quem ela é na verdade; literalmente seu modo agir e de pensar, ou até, como se comportar em meio a sociedade. Mas se formos parar para pensar, sentimos preguiça de ler tantos nomes na genealogia, então como reverter isso? Vamos primeiro entender os dez primeiro patriarcas:

  • 1 ESTE é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
  • 2 Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. — Gênesis 5:1-2

 Aqui encontramos a primeira genealogia bíblica, com seus dez patriarcas de Adão à Noé e seus significado em hebraico. Vamos ler:
Adão= o Homem
Sete= Posto em lugar de
Enos= Éden, caiu
Cainã= Lamentou-se
Maalalel= O Bendito Deus
Jarede= Descerá
Enoque= Ensinará Obediência e Disciplina
Matusalém= Sua Morte Trará
Lameque= Poder
Noé= Consolo, Paz, Descanso e Bem-estar


Agora vamos fazer um exercício: leia comigo somente do significado dos nomes de cima para baixo:
"O Homem Posto em Lugar do Éden, caiu, Lamentou-se, O Bendito Deus Descerá Ensinará Obediência e Disciplina Sua Morte Trará Poder, Consolo, Paz, Descanso e Bem-Estar."
A história da redenção do ser humano está no nomes dos dez primeiros patriarcas. Assim é o nosso Deus, detalhes que passam despercebidos para se transformarem em algo extraordinário! DEUS OS ABENÇOE SEMPRE. 

Postar um comentário

0 Comentários