Não limite a sua fé!


 “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” Tiago 1:27

Queria compartilhar com vocês um versículo que me chamou muita atenção ao ler Tiago 1, que é o versículo 27.

Você se considera uma pessoa religiosa? Sua religião é baseada na fé ou nas obras?

Ambas devem andar em conjunto. É essa ideia que encontramos em Tiago 1:27. Fé e obras devem andar juntas, em perfeita harmonia. Encontramos obras ao ler que a religião pura e aceita por Deus é em cuidar dos pobres sofredores. O próprio Cristo nos disse isso:

“Quando fizerdes a um desses pequeninos a mim o fizeste”.

Consideramos determinada religião verdadeira baseada em idéias e doutrinas, mas esquecemos que a religião deve fazer parte do nosso viver, de quem somos. Nos limitamos a uma experiência religiosa fraca, ao sermos religiosos na parte teórica, considerando menos importante a prática e as nossas ações. Achamos que ir a igreja e ler a Bíblia nos traz aprovação perante Deus, porém, isso só nos mostra que somos religiosos na teoria. Você está disposto a sair da sua zona de conforto e ir para a ação?

Devemos cuidar dos pobres e sofredores. Essa é a verdadeira religião. Devemos nos importar mais com as pessoas e menos com status e posições. Existem muitas pessoas ao nosso redor que estão sofrendo de diversas maneiras, e o que nós temos feito para aliviar esses sofrimentos? Como você consegue ser feliz ao ver pessoas sofrendo na sua vizinhança? Como ser feliz ao ver que existem muitas crianças que não têm dentro de suas casas o alimento mais básico para se alimentar? Como nos considerar aprovados por Deus quando falhamos em agir humanamente, colocando-nos a disposição para ajudar o nosso próximo?

Se você está vivendo dessa maneira, pare! Deus não quer uma religião falsa, mas uma fé que nos motive a agir. Ele não quer que você somente vá a igreja e leia um versículo por dia, achando ser o suficiente. Quer que nos importemos com os que sofrem.

Não somos salvos pelas obras, mas podemos nos perder por falta delas. Não devemos fazer boas obras para ser salvos, mas porque somos salvos em Jesus. 

O último ponto que queria considerar sobre a religião verdadeira, aceita por Deus, é em relação a fé.

Deus considera as obras como parte de sua religião verdadeira, porém Ele considera essencial “não se deixar corromper pelo mundo” (Tiago 1:27)

Nesse versículo nós encontramos o conjunto da religião aceita por Deus, que não significa um grupo religioso específico, mas nossa forma de viver. Cristianismo na prática, e não em forma teórica. Doutrinas e estudos são importantes, mas não são o suficiente. Ser cristão não significa unicamente pertencer a determinado grupo religioso; não afirmando que isso não é importante, mas não é suficiente. Não devemos limitar nossa experiência com Deus à igreja.

O conjunto para nossa salvação é praticar boas obras, ter fé, não se corromper pelo mundo, e buscar sempre ser aprovado pelo Senhor com base em sua lei de amor (v. 25).

Você se considera cristão ou um simples religioso? Ser cristão não significa pertencer a uma igreja. Identificamos se somos verdadeiros cristãos ao observarmos se nossas obras condizem com o que acreditamos, se saímos das teorias e vivemos o cristianismo na prática, praticando o que a Bíblia nos ensina, e não somente nos limitando a ir à igreja nos dias de cultos. Se agimos assim, quão equivocados estamos!

Eu te desafio a viver uma religião de verdade, aprovada por Deus, que faz parte de quem você é. Busque ser cristão, e não simplesmente religioso. Ser cristão é viver como Cristo viveu, falar como Ele falou, andar como Ele andou e tratar as pessoas como Ele tratou. Percebe que envolve nossas ações e faz parte de quem somos? Ser cristão não é ir a igreja, ouvir sermões e ao sair, fazer o contrário do que aprendeu.

Busque viver de maneira que você possa ser aprovado (a) por Deus. E que o Altíssimo te abençoe!


Postar um comentário

0 Comentários