Santidade: expectativa ou realidade?

 


   Oi galera, hoje nós vamos aprender sobre santidade. Quem acha que pra ser santo precisa ser perfeito, levanta a mão.
Eu tinha esse conceito em mente até semanas atrás. Daí, eu descobri que estava acreditando em uma ideia distorcida de santidade, proveniente do catolicismo.

   Em todos os lugares têm aquelas pessoas que são chamadas de "santas", pois escolhem não se envolver em determinadas coisas, até mesmo por ir contra os seus princípios, e a galerinha zomba falando que fulano quer ser "santinho". Isso acontece comigo praticamente todos os dias e em determinado momento, procurei entender de onde surgiu isso, afinal eu também erro - e erro muito - por sinal.

   Só então entendi que santidade na bíblia,  não é sobre perfeição.
Aliás, somente Jesus conseguiu ser perfeito enquanto estava aqui na terra, sem nenhum defeito.
Mas nós podemos ser santos, SIM, pois fomos separados por Deus para um propósito.

   Em I Pedro 1-16, a Bíblia diz:

[...] Sede santos, porque Eu sou santo.


Na bíblia, a palavra grega traduzida por "santo" é hagios, que significa "diferente" ou "separado".
Ou seja: ser santo, de acordo a Bíblia, é andar na contramão do mundo e viver o propósito de Deus na sua vida.

   Santidade não é sobre fazer coisas santas, é sobre ter o caráter santo. Quando ficamos presos em questionamentos, os quais nos dizem que não podemos fazer algo por não ser santo, faremos o que é santo somente por obrigação.
Mas quando somos transformados por Cristo, automaticamente nos tornamos santos e agimos de acordo ao nosso coração, moldado por Ele.

   E para isso, precisamos andar com Jesus todos os dias. Quanto mais andarmos com Ele, mais o conheceremos, e consequentemente, o imitaremos.
Vale ressaltar que para viver em santidade, é preciso renunciar o nosso eu, todos os dias. Por mais doloroso que possa ser, precisamos deixar a nossa vontade de lado, para vivermos a santidade que Deus espera de nós.

   Lá em Hebreus 12-14, a Bíblia alerta que:

"[...] sem santidade ninguém verá o Senhor."

Então, se você é chamado de "santinho", continue. Você está indo bem, esse é o propósito: se distanciar cada vez mais do mundo e viver em santidade com Deus.

   E se você anda tocando o terror, está na hora de rever sua postura. Seja nos relacionamentos, na igreja, na escola, no trabalho, você precisa andar conforme Deus deseja, para o encontrar muito em breve no céu.

Uma feliz semana pra vocês, cheia de santidade!

Postar um comentário

0 Comentários