Na cova dos leões com Daniel


 O capítulo 6 de Daniel, conta uma das histórias mais lindas e surpreendentes do infinito amor de Deus por seus filhos.

Com a queda do império babilônico, Dario o medo começou a reinar. É interessante percebermos que: Daniel era um homem tão fiel e tão admirado, que o costume de um império quando dominava o outro era aniquilar todos os que fossem leal ao império caído, mas Daniel que era um dos principais nomes do império babilônico, não foi deposto, o mantiveram no poder. Que visão eles tinham de Daniel, um homem de Deus.

Logo o rei percebeu que Daniel era um homem diferenciado e o colocou no poder. O servo de Deus começou a se destacar por causa da sua fidelidade a Deus e da sua sabedoria, o espírito de Deus atuava na vida de Daniel. O rei queria estabelecê-lo sobre todo o reino e essa intenção do Rei provocou ciúmes. 

No Versículo 4 diz que as autoridades daquela época procuravam uma ocasião para acusar Daniel a respeito do reino, mas não puderam achá-la, nem culpa alguma. 

Que exemplo para todos nós, nada acharam para acusá-lo. Reflita sobre sua vida: há algo que alguém possa a vir acusá-lo? Esse é o exemplo de Cristão que devemos ser e que o mundo espera ver. Homens retos, honestos, que fica de pé pela verdade, que não se deixa levar por políticas e nem pela pressão. Assim era Daniel. 

Os líderes babilônicos que viviam à sombra do prestígio, foram tomados de tal inveja pela predileção que o rei Dario tinha por Daniel, que conspiraram um plano vergonhoso para executar o profeta. Sem saber que estavam armando uma cilada para seu líder favorito, o rei assinou um decreto ordenando ao povo que orasse exclusivamente para ele durante 30 dias. 

Daniel tinha o hábito de orar três vezes ao dia, um exemplo para mim e para você. A oração aprofunda relacionamentos não só com o próximo, mas nos aproxima de Deus. “A oração deve ser a respiração da alma”. A nossa vida deve ser uma vida de oração. 

Ele ia até a janela, na direção de Jerusalém, para fazer as orações. Daniel não abandonou seu costume por causa do decreto, ele continuou a orar. 

Os líderes babilônicos conseguiram o que planejavam, e  denunciaram Daniel. Infelizmente Dario não podia fazer nada para salvar o seu amigo, já que o decreto não podia ser anulado, e a sentença foi aplicada. Daniel foi lançado na cova dos leões.

No Versículo 22 vemos o maravilhoso e surpreendente livramento de Deus na vida do profeta Daniel. O Senhor enviou um anjo que tapou a boca dos leões, e o servo fiel foi salvo. 


Mas qual a principal lição de Daniel cap. 6? 

SE LIGA NISSO AQUI! 

Jesus disse: “ No mundo passarei por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. 

O capítulo 6 de Daniel ensina que o Cristão fiel e temente a Deus passa por provações. Isso contraria completamente o que muitos ensinam por aí a respeito da teologia da prosperidade. Alguns dizem “Aceita Cristo e todos os seus problemas serão resolvidos, para de sofrer, ele vai trazer solução para todos os seus problemas, as lutas vão acabar, os problemas vão acabar”.

Mas não é isso que Daniel 6 nos ensina. Ele nos ensina que o final da história será feliz, mas no percurso nós podemos enfrentar problemas.

Daniel era um homem fiel, em nada puderam acusá-lo, porém ele foi parar na cova dos leões.

No capítulo 3, Hananias, Misael e Azarias foram fiéis a Deus, e foram parar na fornalha de fogo. Esses textos nos ensinam que mesmo eu sendo fiel a Deus, irei passar por provas. 

Mas a pergunta que não quer calar é: Por que Deus permite que as provas cheguem até a minha vida?


“O caráter Cristão é desenvolvido quando nossa fé é provada. Deus frequentemente permite passarmos por tentações para nos capacitar a crescer.”


Para irmos para o céu nosso caráter tem que ser lapidado e a única forma que Deus tem de trabalhar o nosso caráter é através da provação. Assim como o ouro para ser embranquecido e purificado precisa passar pelo fogo, o cristão é da mesma forma. As provas que nos atingem são oportunidades que Deus nos dá para crescermos e vencermos, e Daniel é uma prova disso. 


No percurso da vida cristã, Deus não promete nos livrar dos problemas, mas Ele promete uma coisa: estará com nós nos problemas. 


Olha quantas promessas maravilhosas o Senhor nos deixou: 


"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. " Romanos 8:28


"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo." Filipenses 1:6

Postar um comentário

0 Comentários