"Para o que der e vier"


“Rute, porém, respondeu: ‘Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!  Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!’” Rute 1:16‭-‬17‬

Pense rápido em uma palavra para definir Rute. Pensou? Agora continue o texto.

Ao ler a história de Rute, a definição perfeita que vêm em minha mente para ela é: corajosa. 

Rute foi uma mulher surpreendente, que não temia o desconhecido.

Observando a história do capítulo 1 de Rute, lemos a narrativa da história de Noemi, seu marido, seus dois filhos e suas noras. Imagino que eles eram uma família feliz. Rute amava sua sogra, e ela também a amava. Aqui percebemos que sogras e noras podem viver bem sim hahaha. 

Hoje às pessoas dizem o contrário: que sogras não prestam! Mas na Bíblia lemos o contrário do que dizem por aí.

Na continuação da história, lemos que o marido de Noemi e seus filhos morreram, deixando-as viúvas. Noemi e seu marido viveram nas terras de Moabe devido a fome que existia em Israel naquele tempo, e após a morte do seu marido, Noemi decide voltar novamente a sua nação.

Ela decide se separar de suas noras. Imagino a dor da despedida. Pelo relato bíblico percebemos isso. 


Orfa resolveu ficar, enquanto Rute exclamou com belíssimas palavras:

 “Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!  Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!” (v. 16‭-‬17)‬


Você consegue entender o por quê que a palavra que define Rute é: corajosa? Ela decidiu deixar sua família, amigos, nação, deuses e cultura para ir rumo ao desconhecido, ao lado de sua sogra. Outro personagem bíblico que vivenciou a mesma experiência foi Abraão.


Eu posso afirmar que mudanças não são fáceis. Já morei em 3 cidades diferentes. O medo do desconhecido assombra. Não é fácil se adaptar, você sente saudade de sua antiga vida, família, dos seus amigos e vizinhos. 

Rute não olhou para isso, ela tomou a decisão e foi firme, e Deus a abençoou.

Não sei em qual situação você precisa agir como Rute, mas o Senhor te diz: “filho, eu guiarei teus passos, eu estou contigo”. 

Não tenha medo do desconhecido. Orfa preferiu seguir sua vida da maneira que sempre viveu, ela não quis correr riscos, preferiu estar no “controle”. Mas o justo viverá pela fé!

Foi pela fé que Rute não temeu o desconhecido, não exitou, e é pela fé que Deus quer guiar seus passos. 

Se você sente em seu coração que precisa causar riscos para viver uma vida íntegra, não tenha medo. Não tema se você tiver que passar riscos por amor a obra de Deus. Ele está contigo sempre, e se você está lendo até aqui, é porque Ele tem um plano para você.

Não exite, Deus quer caminhar com você!

Felizzzz semana!

 

Postar um comentário

0 Comentários