Nova Israel

 


Você gosta de história?

História não é uma das minhas matérias preferidas na escola, mas eu gosto muito de aprender sobre os acontecimentos passados. E em toda história de bilhões de anos que esse mundo já presenciou, as que mais me encantam são as histórias narradas na Bíblia.
Hoje não quero comentar exatamente sobre uma história, mas a situação em que o povo estava vivendo nos tempos antigos.

Em Jeremias 6:8 diz
“Ouça a minha advertência, ó Jerusalém! Do contrário eu me afastarei inteiramente de você e farei de você uma desolação, uma terra desabitada.”

Antes de continuar o texto, pare e reflita:

• A situação espiritual daquela época era boa ou ruim?
• Como isso se aplica a nós hoje?

Essas foram perguntas que eu me fiz ao fazer a leitura do Reavivados por Sua Palavra no dia 1/11. Confesso que não sou daqueles leitores que vão ao fundo no contexto, em fontes históricas e tudo mais para ter uma clareza maior do assunto (sim, eu sei que eu deveria ser diferente haha). Mas imagino o quão horrível era o relacionamento do povo com Deus.
As relações entre deuses e o povo estava crescendo continuamente. 

O povo estava se afastando dos caminhos do Senhor, se entregando aos prazeres carnais, vivendo em rebelião e desobediência aos mandamentos de Deus. Deus estava em segundo plano, enquanto deveria estar em primeiro.
É fácil pegar toda essa descrição e aplicar às pessoas que estão no mundo, vivendo a vida da maneira que acham melhor, enquanto deveríamos aplicar a nós como igreja hoje.
O povo no passado, especialmente na época de Jesus, viveram exatamente da maneira que vivemos hoje: com uma vida falsa e superficial.

Iam a Sinagoga, oravam, liam a lei e depois que saiam, faziam totalmente o contrário do que haviam aprendido. Entende a relação com a igreja hoje?
Nos iludimos quando achamos que comunhão com Deus é ir a Igreja, cantar, orar e ler a Bíblia com os irmãos. Por que nos limitamos só a isso?

Eles estavam (e hoje nós estamos) longe dos propósitos de Deus, porque Ele nunca quis que decorássemos a Bíblia de Gênesis à Apocalipse e não praticarmos o que aprendemos.
Deus não quer que você leia a Bíblia e tenha sua comunhãozinha barata de 30 minutos, e depois pratique o contrário do que leu. 

Isso não é relacionamento com Deus e muito menos cristianismo. A religião de Cristo deve reger nosso viver em todas as circunstâncias, independentemente se estou com uma Bíblia na mão ou não.

Deus disse que se afastaria de Jerusalém, seu povo de Israel, por agirem dessa maneira. E Ele permitiu que muitas  coisas acontecessem porque eles viviam uma vida longe dos seus propósitos.

Hoje devemos buscar viver uma vida de maneira diferente, e não repetir mais os erros que os passados cometeram no passado. Que Deus abençoe!

Postar um comentário

0 Comentários