Propósito e processo, nomes até parecidos, mas com significados completamente distintos.
No atual momento da sua vida, você se considera vivendo um propósito ou um processo, para então chegar no propósito?
A nossa vida é composta de processos e muitas vezes não vemos propósito no que estamos vivendo. Uma crise de ansiedade por exemplo, tem um propósito, por mais dolorosa que possa ser no momento. Ela traz a atenção para o cuidado que devemos ter com o nosso emocional e com os nossos sentimentos.
Os processos nos tornam mais fortes!
Talvez você esteja no processo de esperar. Seja pelo amor da sua vida, por um transplante, pela resposta de Deus a uma oração ou um emprego.
Há um propósito nessa espera. Não somente quando você "chegar lá", entende?
A espera te traz perseverança, um olhar de esperança para o futuro, para Deus. A espera produz paciência e fé, e talvez esse seja o propósito de Deus para você, nesse momento.
Salomão, inspirado pelo divino Espírito Santo, nos deixou um conselho em Eclesiastes 3:1 que diz:
"Há tempo para todo o propósito debaixo do céu."
Existe o momento certo para cada propósito, mas também existe beleza no processo.
Eu, que sempre levei a sério esperar os propósitos de Deus para minha vida - ao invés de seguir o meu coração, como pregam por aí - recebo muitos questionamentos e pressões dos que estão ao meu redor.
Já quero dizer para você que isso vai acontecer diversos momentos da sua vida. Porém, se a sua fé está firmada no propósito que Deus tem para você, nada e nem ninguém irá te tirar do foco!
"Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento."
II Coríntios 4:16-17 NTLH
Há propósito na dor, no sofrimento.
Há propósito no processo e para viver um propósito maior posteriormente, é necessário que você seja moldado pelo processo.
Mas, ainda que a nossa recompensa não seja terrena, será eterna.
Não estou dizendo que você deve romantizar o seu sofrimento, mas você pode escolher olhar para isso com olhos de esperança, crendo que Deus tem um propósito maior.
Também não sei o que você tem vivido, de fato, todavia, posso assegurar que o Senhor não nos dará uma provação maior do que podemos suportar.
Descansa no Deus de Israel e confia no propósito dEle para tua vida, ainda que viver o processo seja desafiador.
Que Deus te abençoe!