Paz em meio à guerra



Não é de agora que o mundo é palco de guerras e misérias. Desde os antigos impérios, encabeçados pela África e Oriente Médio, passando pelas expansões europeias e aproximando das últimas Grandes Guerras, líderes se colidem com espadas e canhões. E pensar que em pleno século XXI, carregado de tratados e acordos de paz, pudéssemos presenciar um país atacar o outro com interesse de anexação.

A situação vivida na Ucrânia, ou de qualquer infelicidade que presenciamos, expõe as faces do pecado e do sofrimento. Por isso Paulo descreveu que por meio da justificação pela fé, podemos ter paz em Deus (Rm 5:1). Ou seja, permanecer na graça e alegrar-se na glória divina aprimora nosso discernimento quando a vida se torna dolorosa. Afinal, são as tribulações que produzem perseverança.

Leonard Ravenhill disse uma vez: 

"Se você quer ser como Jesus, lembre-se que Ele tinha um deserto, um Getsêmani e um Judas”. Em outras palavras, queremos ter as bênçãos dos profetas, mas não queremos passar pelas provações que eles passaram.  Por “sorte” temos o Eterno, que sempre está ao nosso lado. 

(Is 41:10, Js 1:9)

 

Além dessa guerra terrena, existe outra guerra que diariamente pelejamos. Uma batalha que é invisível aos olhos, mas que coloca qualquer “Pearl Harbor” ou “Stalingrado” no bolso. Nesta batalha, somente temos chance de vencer orando a Paz. (Tg 4:7) 

Ora, “porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.


A batalha que me refiro é a batalha espiritual. Descrita no livro de I João e Gálatas.

  • O mundo está amaldiçoado por causa do pecado, é dominado pelo diabo que oferece muitas tentações. (1 Jo 5:19)
  • Todos nós possuímos natureza pecaminosa. Logo, precisamos lutar contra os desejos errados (Gl 5:16-17)

 

Tens tu se preparado para a batalha? Tens tu orado a Paz?

 

Novamente Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, orienta:

“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.” 

(Ef 6:11-13)

Postar um comentário

0 Comentários