Todo olho realmente o verá?



A Bíblia é o livro de Deus, cheio de revelações divinas, mas o fato de ser um livro de revelações, não impede cristãos sinceros de terem opiniões divergentes sobre vários temas. 

Uma dessas contradições é sobre a volta de Cristo. Alguns afirmam que Ele virá como um ladrão, e levará os seus sem que ninguém o veja (arrebatamento secreto), enquanto outros afirmam que todo olho o verá. Em qual das crenças acreditar? Lembrando que devemos sempre optar pelas verdades baseadas na bíblia.  

O dispensacionalismo (ou a doutrina do arrebatamento secreto) é a crença onde se acredita em um evento em que um grupo de pessoas desaparecerá de uma hora para outra, e depois desse suposto arrebatamento da igreja, haverá durante 7 anos na terra, um momento de tribulação, onde a mesma será governada pelo anticristo, que perseguirá o país de Israel e os judeus deverão se converter a Jesus, e só depois disso será a volta de Cristo com poder e glória. 

Essa não é uma doutrina baseada na Bíblia, pois desde que o apóstolo João escreveu o livro do Apocalipse, até o ano de 1830, ninguém nunca pregou sobre isso. Tivemos 1800 anos de cristianismo sem que ninguém nunca tivesse ouvido falar do “arrebatamento secreto”. 

John Nelson Darby pregou e escreveu bastante sobre o assunto, inspirado na jovem Irlandesa Margaret Macdonald, a primeira a pregar sobre o arrebatamento secreto. O fato da doutrina ter surgido a partir de uma visão de Margaret não a torna em si uma heresia. O que se deve levar em consideração é se a tal visão é corroborada pelas escrituras, que deve ser a base de toda doutrina. 

Os grandes reformadores como Lutero, Calvino, Ulrich Zwingli, entre outros, não acreditavam na doutrina do arrebatamento secreto da igreja, todos falavam de uma única e clara volta de Cristo, que será visível e gloriosa em todo o mundo, e não em um arrebatamento pré-tribulacionista.   

Você pode até dizer: “Sim Ana, mas em 1 Tessalonicenses 5: 2 fala: 

'...com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.' 

E em Mateus 24:42-44 diz: 

"Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem vosso Senhor. Mas considerei isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá." 

Esses versículos não falam sobre o arrebatamento secreto, eles apenas nos alertam para vigiarmos, pois o dia da vinda do nosso Senhor será repentino (Mateus 24:36-39), e nos versos 42-44 ainda complementam com a analogia de um furto, para nos dá mais um puxão de orelha, e de sempre nos manter-mos em vigilância. 

A bíblia claramente especifica que a volta de Cristo será como um relâmpago que sai do oriente e se mostra até o ocidente (Mt 24:27.) 

Em Mateus 24:29-31 diz: 

“Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos , com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” 

Para justificar as verdades que existem nesses textos, os dispensacionalistas criaram uma terceira vinda após os chamados sete anos de tribulação. Mas essa crença também não possui embasamento bíblico. 

Entre crenças com base nas escrituras sagradas e crenças não baseadas, optem sempre pelas bíblicas. Cristo está voltando para nós buscar, esteja preparado!

Postar um comentário

0 Comentários