Biografia de Davi


 

Encontrei o meu servo Davi;
ungi-o com o meu óleo sagrado. A minha mão o susterá,
e o meu braço o fará forte. Nenhum inimigo o sujeitará a tributos;
nenhum injusto o oprimirá. Esmagarei diante dele os seus adversários
e destruirei os seus inimigos. A minha fidelidade e o meu amor
o acompanharão,
e pelo meu nome aumentará o seu poder. Salmos 89: 20-24


Davi nasceu na Judeia, era o oitavo filho de Jessé, foi um guerreiro e reinou por 40 anos, conseguindo então lançar as bases para a formação de um verdadeiro Estado Hebraico.

No início da sua caminhada, quando ainda era jovem, os filisteus dominavam todo o território central da Palestina, por isso esse povo vivia em grande conflito com os hebreus. Em uma dessas lutas contra os filisteus, 3 dos irmãos de Davi se alistaram para servir na guerra contra o gigante Golias, e Davi acabou indo ao ambiente de guerra para levar provimento aos seus irmãos guerreiros, mas ao se deparar com a arrogância de Golias, Davi sentiu-se movido pelo Espírito Santo e resolveu através de sua fé demonstrar que o Deus de Israel tem força inigualável e ninguém pode detê-lo quando ele entra em defesa pelo seu povo, e contra toda a incredulidade até por parte do exército de Israel, Davi um simples jovem trouxe ao chão um gigante.

Depois da morte de Golias, o rei Saul nomeou Davi como chefe dos homens de guerra. Ele era estimado por toda a tropa e também pelos ministros de Saul. A inveja tomou conta de Saul, que por várias vezes tentou matar Davi.

Após a morte de Saul, Davi retornou a sua tribo de origem onde foi proclamado rei.

Davi foi um grande rei e guerreiro, conquistou territórios, ficou famoso e fez muito sucesso.

Porém Davi também cometeu muitos deslizes, como por exemplo o adultério com Bate-seba, sua caminhada foi marcada de sucesso, pecados, dores, arrependimento e graça, como acontece na caminhada de  todos nós rumo ao céu.

O pecado não conseguiu destruir a fé de Davi e o seu amor por Deus, o Autor de belíssimos Salmos, poeta, harpista, pastor, guerreiro, pai, rei e ancestral direto de Jesus! 

Os erros na caminhada cristã de Davi os aproximaram da misericórdia e graça divina, e assim  também acontece conosco. Talvez não tenhamos uma vida grandiosa e cheia de realeza como a de Davi, mas temos a maior riqueza que é a graça divina que nos é concedida pelo dono do universo e autor da nossa história.

Postar um comentário

0 Comentários