Relato de uma ansiosa

 


Olá, eu me chamo Laura Fernanda - talvez você já me "conheça" - sou autora/diretora do Projeto Bíblia Ensina e tô sempre postando textos por aqui. :) 

Para começar a nossa semana da saúde mental, resolvi me apresentar para vocês contando um pouco sobre o meu processo com os transtornos mentais e o que tenho aprendido com a minha experiência. 


TAG ou Transtorno de Ansiedade Generalizada. Esse foi o diagnóstico que recebi no início de 2018, após ter algumas crises no final de 2017.

Confesso pra vocês que eu não sabia o que isso significava, até viver o transtorno na pele. 

Sintomas como Coração acelerado, falta de ar, tremedeira, sensação de morte, mãos suadas, pensamentos acelerados, passaram a fazer parte de mim. 

Me lembro de questionar a Deus em muitos momentos, sobre o porquê de estar sofrendo tanto. Depois de tentar lidar com isso sozinha por muito tempo, decidi iniciar o tratamento com medicamentos e terapia e aos poucos, aprendi a lidar com a Tag. 

No meio de 2020, me adaptando à vida pós Ensino Médio + período de pandemia, passei a desenvolver o Transtorno de Pânico e mais uma vez, precisei me render ao tratamento com medicamentos e psicoterapia. 

Hoje, quase 2 anos depois de adquirir mais um transtorno, muita coisa mudou em minha vida. 

As crises, apesar de não serem tão constantes graças a Deus, o tratamento e minha rede de apoio, ainda acontecem. Lidar com dois transtornos têm sido desafiador, mas o Senhor tem me sustentado. 

E, claro que em meio à tudo isso, eu tirei muitas lições e gostaria de deixar algumas delas para você que está no início desse processo e talvez não saiba como lidar. 


• Busque a ajuda do Senhor. 

Tá, eu sei que não é falta de Deus. 

Só que, o processo fica mais fácil quando podemos contar com o Senhor Deus. Ele prometeu que 'não nos abandonaria e que não nos daria um fardo, que não pudéssemos suportar.'


Não negue ajuda profissional. 

Por muito tempo, eu neguei procurar ajuda. Achei que sabia lidar com isso sozinha, mas isso só me prejudicou à longo prazo. 

A TAG mal tratada, gerou o transtorno de pânico posteriormente. 

Então, busque ajuda! Vá ao psiquiatra - os remédios podem ser seus aliados no processo - e busque ajuda com um psicólogo também. Ter alguém para nos ouvir e aconselhar da maneira certa, faz toda a diferença. 

Fora que os médicos são instrumentos usados por Deus para nos ajudar nesse mundo de tanto sofrimento! 


Não tenha medo de mostrar vulnerabilidade. 

Eu sei, muitas vezes temos vergonha de pedir ajuda. Temos medo do julgamento, medo de como as pessoas irão reagir. 

Todavia, ter uma rede de apoio ao passar por um transtorno, faz muita diferença. Converse com alguém que você conhece e peça ajuda - se você precisar e quiser conversar, estou aqui para te ajudar. 

Procure pessoas que te acolhem e te fazem bem. Que em meio à dor, está ali para segurar a sua mão e te abraçar. 

Se você não tem pessoas assim, ore a Deus. Garanto que Ele vai te ajudar com isso também! 


Se ajude. 

Eu não sou o melhor exemplo nisso hahaha. 

Só que, quando a gente se ajuda, o processo fica

mais fácil. Levanta da cama, sem vontade mesmo, e tenta se exercitar. Bebe bastante água, respira fundo, fica off das redes sociais e tenta lê um livro para acalmar a mente. 

Faz coisas que te fazem bem, sabe? Dentro dos seus princípios, por favor. 

Tenta fazer o melhor que você puder por si mesmo(a). 


É um processo. 

Eu sei, a crise é horrível. Às vezes demora muito tempo e muitas vezes, você vai estar sozinho(a) nesse momento. Respira fundo. 

Inspira 1,2,3,4,5 e solta 1,2,3,4,5,6,7.

Vai repetindo até se acalmar. Busque maneiras de se ajudar nesse momento. Ouvir música te acalma? Ouça. Falar com Deus acalma? Fala, Ele está ao teu lado para te ouvir. 

Vai passar, porque sempre passa! E como eu ouvi uma vez: 'se serve de consolo, ninguém morre disso.'


Algo que eu tenho aprendido é: o processo não acontece à toa. Sempre tem algo para nos ensinar, ainda que agora você não entenda. 

Nesses anos todos de crises, o Senhor já me moldou muito, inclusive, para olhar pro meu próximo com mais amor e empatia. 

O nosso processo também pode ser usado para salvar as vidas de outras pessoas também, como estou escrevendo agora para te ajudar. 

Já pensou nisso? 


Lembre-se: 

"[...] Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

Josué 1:9


Que Deus te abençoe! 

Estarei em oração por você! 



Postar um comentário

0 Comentários