A igreja e a política


O ano de 2022 está marcado por alguns acontecimentos e um deles são as eleições que terá o segundo turno no próximo domingo. 

"Como a igreja deve se posicionar mediante esse fato?"
 
A igreja deve permanecer neutra, afinal o princípio da igreja é levar vidas a Cristo. Logo, um posicionamento político pode atrapalhar a mensagem do Evangelho, pois devido à polarização de hoje, as pessoas não querem nem ouvir se você apoia partido X ou Y. 
A igreja deve respeitar as autoridades constituídas. Porém, não deve participar de nenhuma atividade política-partidária. 
Claro que é importante o processo democrático, entretanto, não é apropriado que em seus templos, sedes administrativas e instituições sejam feitas reuniões com finalidades eleitorais. 
A igreja deve respeitar as pessoas eleitas para os diferentes cargos públicos, mas não deve possuir uma bancada de parlamentares. 
A igreja não deve "obrigar" uma pessoa a votar em um candidato. A igreja deve influenciar os fiéis a cumprir o seu direito de votar, de acordo com sua consciência.

"E como cristão, como devo me posicionar?"

O recomendado é ter cuidado com isso, afinal a maioria das pessoas hoje não respeitam o posicionamento alheio. 
Logo, se posicionar politicamente com uma pessoa não convertida é perigoso. 

"Mas eu vou para o "inferno" se votar em candidato x ou y?"

Não, afinal é seu direito escolher em qual votar. Independentemente do seu posicionamento, você não vai "queimar" por isso. 
   
"A igreja deve agir junto com o Estado?"

Sim, a igreja deve estar ativa em coisas que o estado proporciona, assim a mensagem será levada facilmente. 

"Mas e o Estado deve agir de acordo com a igreja?"

Não, de acordo com o artigo 11 da Constituição, o estado é e deve permanecer laico, para que todas as religiões sejam respeitadas.
Afinal, quando um Estado não-laico é implantado, as pessoas de outras religiões são deixadas de lado ou até mortas, como acontece em alguns países do mundo.
Tendo isso em vista, devemos tomar cuidado ao nos posicionar e, ao invés de falarmos sobre política, que possamos falar do amor de Cristo para as pessoas, pois Ele é o único capaz de nos salvar! 

Que Deus o abençoe!

Por: Pedro Rodrigues 

Postar um comentário

0 Comentários