Biografia de Nicodemos


Nome: Nicodemos
Trabalho: Mestre da Lei, fariseu. Um dos principais entre os Judeus
Cidade onde vivia: Jerusalém
Status: Rico e muito conhecido entre o povo
Nota: Defendeu a Jesus perante o Sinédrio e sepultou-o. 
Certamente você sabe quem foi Nicodemos e os ensinamentos que Jesus transmitiu a ele. Nicodemos era um homem muito importante no Sinédrio dos fariseus, era um dos principais. Ouvira falar de Jesus e de tudo que estava acontecendo nas terras de Jerusalém. Talvez ele estivesse presente quando João batizou a Jesus, e viu toda a manifestação de Deus (é só uma imaginação pessoal). Em seu coração sentira o desejo de ter uma entrevista pessoal com Cristo, e saber se ele mesmo era o Messias. Com certeza havia estudado as profecias em relação ao Messias e em seu coração sentira um indiferença. Ao imaginar que um homem tão simples ser o tão esperado Messias.
Como era um homem rico e muito importante ao sinédrio, foi ao encontro de Cristo pela noite. Ao encontrar Jesus, seu coração certamente batera mais forte e sentira que estava diante do tão aguardado Messias. Então ele faz a seguinte declaração:
Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais milagrosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".
Jesus não respondeu que era o enviado de Deus, mas começou a explicar alguns dos princípios do Reino de Deus, e por consequência sua missão e a obra do Espírito Santo. Ele diz:
Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
Aquelas palavras pareceram estranhas a Nicodemos. Ele esperava que Jesus contasse a ele se realmente era enviado da parte de Deus. Ele então pergunta:
 "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!"
Esse tom parece soar um pouco irônico, mas seu questionamento fora respondido por Jesus.
“Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.
O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
 Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".

Nicodemos sabia que Jesus estava se referindo ao Batismo com água, que algumas vezes testemunhara ao ver o Batista batizando. Toda a palavra de Jesus falava ao seu coração como uma doce brisa ao pôr-do-sol, com um doce mel. Ele começara a sentir em seu coração o Espirito Santo. Ele sua conversação com o divino mestre
Naquele momento a semente do evangelho foi plantada no coração de Nicodemos.
A bíblia fala sobre Nicodemos três vezes. Primeiro em seu encontro com Jesus (João 3), na segunda defende a Jesus perante o sinédrio (João 7) e na última quando ajuda a José de Arimatéia com a preparação do corpo de Jesus (João 19).
Nicodemos foi um homem que teve sua vida, depois da morte de Cristo, com sua dedicação a pregação do evangelho.  Sua história nos ensina que Jesus pode trabalhar no coração de todos, até naqueles que nos parecem difíceis de serem atraídas ao evangelho. Seja um instrumento que é totalmente dedicado ao Senhor!
Acompanhe a outras biografias já publicadas aqui no blog, e outras que ainda vão ser publicadas, clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários