Quem é o meu próximo?


Uma das coisas que mais gosto dos Ensinos de Jesus é as parábolas, pois elas me fazem refletir e imaginar muitas coisas. Jesus foi sábio em contar muitas histórias sobre os princípios do Reino através das parábolas, pois elas nos trazem vários princípios, de maneira pratica, do modo que agimos nos nossos dias. Uma parábola que me foi ensinada quando eu era criança, e que me lembro até hoje, é sobre o Bom Samaritano. Ela nos ensina o quão humildes devemos ser nos nossos dias. Acompanhe a leitura


Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: "Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? " "O que está escrito na Lei? ", respondeu Jesus. "Como você a lê? " Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’". Disse Jesus: "Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá". Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: "E quem é o meu próximo? " Em resposta, disse Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’. "Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? " "Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".
Lucas 10:25-37

Antes de dar continuidade no post, tente imaginar as cenas relatadas por Jesus.
Eu fico triste em saber o quanto, muitas das vezes, nos identificamos com o Levita e o Sacerdote, e não com o Samaritano.
Por exercerem tão gloriosas funções a serviço do Senhor, aqueles dois homens deveriam ser os primeiros a dar o exemplo de Amor ao Próximo, mas infelizmente não é assim. Às vezes nós agimos igualzinho, talvez não com as mesmas circunstancias, mas quando sabemos que alguém esta passando fome e necessidades, e fechamos nossos olhos e não ajudamos. Agimos assim quando estamos com dinheiro no bolço e recusamos ajudar aqueles que nos pedem esmolas. Agimos desse jeito quando passamos na rua e não damos bom dia/tarde/ noite a quem está lá, muitas vezes necessitando de atenção, amor e cuidado.
Como somos parecidos com aqueles que dizem ter tudo, ser o melhor, mas com o coração mal, um coração egoísta, invejoso, que deseja conquistar honras e glórias. O nome dessa postagem é “Quem é o meu próximo?”, e você já se fez essa pergunta a si mesmo? Quem é o seu próximo? Eu não sei como você chegou nessa postagem, mas dou Graças a Deus porque de algum jeito você chegou, e nesse momento está lendo essa postagem. Eu não sei como você tem agido, mas meu desejo é que todos sejamos como o Samaritano.
O Samaritano simplesmente poderia ter fingido que não tinha visto aquele homem caído, quase morto, por muitos motivos, e um deles é que ele não fazia parte de seu povo, talvez ele poderia ser um judeu e os judeus e samaritanos não se dão (João 4:9). Mas mesmo assim ele escolheu ser diferente. Ele fez o melhor que pôde para ver as dores e necessidades do próximo aliviadas, ele escolheu fazer o bem sem se importar a quem. Seja você assim também.
Diante de todas as coisas que vemos acontecer, de que maneira você tem ajudado aos outros com suas dores e lutas? As maneiras são muitas, e você tem usado?
Reflita em tudo que você leu, peça a Jesus que ele lhe dê mais amor e compaixão pelo próximo, seja um Bom Samaritano. Se essa postagem tocou em algo de sua vida, não deixe que fique guardada apenas a você, compartilhe em suas redes sociais para que ela alcance a outros também. Que o Senhor te abençoe!

Postar um comentário

0 Comentários