Jesus purifica o templo


Você conhece um episódio da Bíblia em que Jesus entra no templo e quebra todos os materiais de venda que estavam do lado de fora? Você deve está se perguntando por que Jesus sendo um ser totalmente amoroso teve coragem de destruir tudo. Sabia que isso foi necessário? Quais lições podem ser aplicadas em nossa vida hoje? Vamos ler o texto bíblico para ter uma base do que aconteceu...
Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém.
No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro.  Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas.
Aos que vendiam pombas disse: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!” Seus discípulos lembraram-se que está escrito: “O zelo pela tua casa me consumirá”. Então os judeus lhe perguntaram: “Que sinal milagroso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?”.
Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”. Os judeus responderam: “Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?”. Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo.
Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.
João 2:13-22
Jesus ficou profundamente triste em entrar no templo e ver aquelas pessoas vendendo, gritando seus produtos e fazendo do lugar de adoração a Deus comércio, desordem e confusão. A adoração a Deus se tornara uma grande bagunça, eles se esqueceram de que Deus é Santo e o lugar de sua presença é sagrado. Se tão somente eles voltassem os olhos ao passado e se lembra-se de Moisés e o povo eles teriam agido diferente.
Jesus como Filho de Deus tinha toda autoridade de estar descontente, pois ele mesmo declara que é um com o pai. Todo descontentamento de Deus fora manifestado em Seu Filho Jesus.
Tente imaginar Jesus entrando no templo e destruindo todas as mesas, jogando tudo no chão. Ele sentia compaixão daquelas pessoas e reprovara suas atitudes. Esta história nos trás duas grandes lições:
A casa de Deus não é lugar de comércio e bagunça
Muitas pessoas fazem da casa de Deus lugar de comércio, talvez não igual ao que aconteceu no passado, mas de alguma forma.
Jesus reprova essa atitude. Ele deseja que o lugar onde escolhemos para O adorar seja um lugar de ordem, decência e não de gritos, bagunça e confusão.
Ele quer limpar nosso Templo (coração, mente e caráter)
Diferente do templo externo, que Jesus purificou quando derrubou as mesas e acabou com o comércio, o templo de nosso coração é diferente. Nele Jesus não pode entrar, se nós não permitirmos. E o maior desejo dele é limpar nossa mente, nossos defeitos de caráter. Ele quer nos tornar pessoas separadas do mundo, quer que nosso templo interno seja morada constante dele. Que você venha abrir seu templo a Jesus, e peça para ele que ele tire tudo que te afasta dele.


Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e  ele comigo. Apocalipse 3:20



Postar um comentário

0 Comentários