A igreja, conduta cristã e o preparo para a volta de Jesus


Imagem relacionada
Diante os acontecimentos do fim, como deve ser nossa conduta como cristãos? Como posso alcançar a vida eterna? Qual a importância que tem a igreja?
Perguntas como essa sempre está presente na cabeça de muitas pessoas. Vamos analisar alguns pontos principais que a Bíblia nos ensina sobre viver em comunidade, andar em comunhão com Deus e nossos semelhantes e como está ao lado de Jesus no dia final.
Uma pergunta eu quero fazer para vocês... Qual sua definição para igreja? Você poderia responder: Igreja é um lugar onde nós vamos adorar a Deus, um templo. Mas a resposta vai muito mais além que isso. Igreja não é apenas essas quatro paredes aonde vamos durante a semana. Não é apenas isso! O que nos diz Romanos 12, v. 4 ao 8?
Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos fosse um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
Aqui temos uma clara descrição do apostolo Paulo de que igreja somos nós. Somos membros do corpo de Cristo. No corpo existem vários membros e cada um tem sua função, o coração serve para pulsar sangue ao resto do corpo, os pulmões servem para que possamos respirar, e assim por diante. Se os membros não trabalharem de forma harmoniosa, todo corpo será prejudicado. Devemos usar nossos dons de maneira que ajudem o nosso corpo a trabalhar de maneira correta, mas, além disso, devemos andar em união uns com os outros, amando e respeitando todas as diferenças.
Quando nós viermos à igreja, como devemos nos comportar?
Devemos ter em mente de que Jesus está em nosso meio, ele se alegra quando nos reunimos como irmãos para adora-lo. A irreverencia na casa de Deus tem sido muito grande, isso tem influenciado do menor ao maior. Quando entrarmos na igreja devemos nos comportar e manter revência. Quem participou de uma audiência em um tribunal, com a presença do juiz, sabe que deve reinar o silencio total, não se pode entrar com qualquer tipo roupa e de qualquer jeito. O grande problema de todas as igrejas hoje é que a mornidão tem reinado. Não nos preocupamos em ter reverencia com as coisas sagradas, mas com as coisas deste mundo andamos preocupados e ansiosos.
Qual tem sido a nossa influencia na nossa comunidade?
Devemos ter sempre em mente de que ser um cristão não se resume apenas em ir à igreja nos dias de culto e participar dos eventos da mesma. Ser cristão vai muito mais, além disso, ser cristão é ser diferente de todo que é comum. Se todos os que se dizem cristãos fossem cristãos por uma semana, Jesus já teria voltado e estaríamos na eternidade com ele. Irmãos, devemos ser sal da terra e luz do mundo, foi isso que Jesus nos disse. Como podemos dar gosto à vida de outras pessoas, se não damos nem na nossa? Como posso ser luz, sendo que não me resta nem uma faísca de brilho do Espirito Santo? Devemos observar nossa atitude, nosso comportamento e nossa influencia.
Eu conheço muitas pessoas que se dizem cristão, mas só quando chega o Sábado. Esse é o problema de muitos adventistas, mas nem todos são assim. Mesmo com todas as dificuldades, ainda existem pessoas fieis a Deus, cristãos verdadeiros, que buscam e oram sem cessar.
Eu me recordo de uma experiência que não consigo esquecer. Uma vez eu fui, junto com algumas pessoas, fazer programação em outra igreja. Depois do almoço, no sábado à tarde, uma das pessoas que estavam conosco colocou o fone e foi ouvir música. O fone estava muito alto e todos ouviram a musica que estava escutando. Eu fiquei triste com o comportamento dessa pessoa. Outra pessoa falou com ela: Fulano, hoje é Sábado, deixa essas músicas para depois. Então eu falei: Pode continuar ouvindo. Você já faz isso à semana toda, não é porque é Sábado que você vai querer virar um “santo”.
Isso é de doer nosso coração. O nosso comportamento fala, nossas atitudes estão sendo observadas. Como vamos ser luz do mundo dessa maneira? Assim não dá.
Romanos 12: 9- 21 nos dão conselhos maravilhosos. Vamos ler?
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosa no espírito, servindo ao Senhor; alegre-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; sedes unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. Se for possível, quanto depender de vós tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Isso que é verdadeiramente ser um cristão verdadeiro. É fácil? Não é, mas também não é impossível. Jesus nos deixa orientações para tudo nesta vida.
Seguir esse conselho bíblico exige muita coragem, é somente com a ajuda do espirito santo que conseguiremos coloca-los em prática.
Irmãos, a bíblia é muito severa quando nos mostra o que devemos vestir, comer, falar, fazer. Um cristão deve se vestir de maneira que o Senhor seja exaltado, nossa roupa deve testemunhar também. Em 1 Timóteo 2, v. 9. Encontramos mais um conselho deixado pelo Apostolo Paulo:
“Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos.”
É triste como ver como muitos de nossa igreja tem se vestido de maneira que não agrada a Deus. Como você tem se vestido? Suas roupas tem dado um testemunho bom ou ruim? Como as pessoas de fora tem visto sua conduta como um cristão?
Além de vestimentas, outra coisa importantíssima é o que nós falamos. O que tem saído de nossos lábios são coisas que horam e exaltam o nome de Deus, ou simplesmente o maligno?
É comum ver em muitos cristãos soltar um palavrão na hora que estão irritados, ou até mesmo no seu dia-a-dia. Isso não agrada nada a Deus, ele quer que nossas palavras saem apenas coisas boas, que agradem a ele.
Amados, devemos vigiar e observar o que estamos fazendo, o nosso comportamento e ações. Deus é honrado ou desonrado com as atitudes que fazemos.
Se você fosse observar seu dia, o que você fez hoje, você estaria salvo ou perdido? Você falou de Jesus para quantas pessoas hoje? Pense nisto.
Lute, ore peça ao Senhor que ele te ajude a colocar em pratica tudo que estudamos juntos. Tenha sempre em mente que quando você não agrada a Deus você está automaticamente adorando o inimigo. Não existe meio termo... Você é ou você não é cristão. Você agrada a Deus ou não agrada a ele. Que o Senhor nos ajude e nos conceda a sua paz, permaneça firme a ele e as recompensas serão de eternas felicidades.

O dia não sabemos, por isso devemos orar e vigiar, com os pés na terra e olhos, mente e alma no céu.

Postar um comentário

0 Comentários