Princípios sobre a esmola


Você já deu esmola para alguém? Gosta de dar esmola? O que você sente quando alguém te pede esmolas?
A realidade de minha cidade talvez seja diferente da sua, pois vivo em uma cidade muito pequena e até então não vi nenhum morador de rua e muito menos alguém pedindo esmolas, mas eu me recordo da experiência que tive na cidade vizinha. Sempre que vou até lá é por motivo de viagens, e por ser uma cidade muito grande sempre encontro alguém com uma péssima situação de vida. E aí entra as esmolas...
Geralmente eu me sentia meio desconfortado e não gostava de dar esmolas. E tinha uma justificativa: Não darei porque a pessoa pode usar para comprar drogas ou bebidas (como acontece).
Mas em uma leitura de um tema sobre esmolas me dei conta de como estava errado.
Jesus ajudava a todas as pessoas, por mais errada que fossem e mesmo sabendo que poderiam se esquecer do que ele fez e simplesmente não agradecer, mas ainda assim ele ajudava. Observando esse principio o mesmo deve acontecer em nossas vidas. Somos tão julgadores dos atos errados que as pessoas fazem e com isso colocamos justificativas para não a ajudar. Dizemos que não vamos ajudar a pessoa porque ela fez algo de errado, que outros já a ajudaram e que ela foi mal agradecida e colocamos varias desculpas. Eu era assim. Não dava esmola porque poderia estar ajudando a pessoa a satisfazer seus prazeres, sendo que talvez esse nem fosse o proposito. Como representantes de Cristo nessa terra devemos agir como ele agiu, e temos a obrigação de ajudar os outros, mesmo que elas tomem caminhos que não vai agradar a Deus e tenha consequência ruim.
Cada pessoa escolhe seu próprio caminho, e cada um colherá o que plantou. Não podemos impedir as consequências de uma escolha errada que a pessoa tomou.
E outro principio muito importante que podemos aprender com as palavras de Jesus é que não devemos ajudar os outros com o proposito de sermos exaltados.

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. Mateus 6:1-4

Nós somos maus, nossos desejos e pensamentos são maus e não agrada ao Senhor, e por que insistirmos em dizer que ajudamos alguém porque somos bons? Se nós sentimos vontade de ajudar alguém é porque o Espirito Santo nos motivou a isso, não foi por nós mesmos, pois em nós reina a maldade, que fruto do pecado.
Jesus foi muito claro em dizer como deve ser nossa atitude ao dar esmolas ou ajudar alguém, e assim devemos fazer. Se você sente que precisa experimentar uma mudança, que você pensa está fazendo o certo, mas o seu “certo” não é o que agrada a Deus, busque-o. Peça para o Espirito Santo lhe transformar. Ore, clame pelo Senhor e tenho certeza que ele te ouvirá e lhe ajudará a ser uma pessoa melhor.
Que essas palavras venham fazer efeito em sua vida e que você venha colher frutos de justiça e misericórdia.


Leia outra postagem sobre o assunto, clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários