Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal.  | Jó 1: 1 

A história de Jó talvez é uma das mais queridas de toda Bíblia. O que torna essa história tão especial? Muitas vezes quando lemos, nos atentamos somente no que Jó passou, e nos esquecemos de quem Jó era.
A sua história é contada nos 42 capítulos do livro que recebe seu próprio nome, mas somente um versículo nos basta: Jó 1:1.

O primeiro verso do livro de Jó conta suas características: Ele era um homem sincero, reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Esse era Jó. 

A Bíblia diz que Jó era um homem muito rico e que possuía muitos bens. Mesmo com toda riqueza que possuía, ele era humilde ao ponto de perceber que sua riqueza não significava nada diante do Deus dono de tudo e de todo. Jó era temente a Deus e procurava fazer sua vontade e buscá-lo de todo coração. Era um homem justo, que amava a Deus acima de todas as coisas.

A diferença de Jó para muitas pessoas hoje é que ele buscou a Deus quando as coisas estavam indo bem e também no seu fracasso. Muitos se esquecem de Deus quando tem tudo que deseja e se lembram dele somente quando as coisas estão indo mal. Muitos dizem que o amam, mas quando esse amor precisa ser provado, falham. Com Jó foi diferente.

Ele perdeu tudo... Tudo mesmo! E a perca de tudo que ele tinha veio em minutos. O homem que era o mais rico do Oriente se torna o mais pobre e miserável em minutos. Isso trouxe grande tristeza para ele, mas mesmo assim ele continuou agradecendo a Deus porque ele ainda tinha a maior riqueza que pode existir no mundo: a vida e a presença de Deus.
Um dos versos que eu gosto na bíblia é este:

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” 1 Coríntios 10:13

 Deus sabia os limites de Jó. Esse verso nos diz que Deus não permite que aconteça nada em nossas vidas que não possamos suportar. Não sei qual pecado ou situação você está suportando nesse momento. Talvez seja algo que você pense que não tem mais jeito, que o fardo é grande demais e que Deus abandonou você. Talvez você tenha tentando de todas as maneiras largar esse pecado, mas falhou. Jó poderia ter pensado o mesmo... A perda que ele sofreu em sua vida foi muito grande, mas Deus sabia que ele podia suportar, e ele suportou e nos deixou grande exemplo. Jó conseguiu suportar tudo que passou porque sua força não vinha dele mesmo, sua força estava em Deus. Talvez o que você precisa fazer para vencer o pecado que você tanto luta para vencer é simples: confiar em Deus e buscar forças nele.  Somos pecadores e em nós não existe força suficiente para vencer o pecado, mas nossa força está em Deus! Ele pode nos ajudar a vencer todas as coisas.

Decida, todos os dias, a confiar mais em Deus e depender somente dele.
Seja como Jó!

Postar um comentário

0 Comentários