Como vencer as tentações?

Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Mateus 4: 1 

Como vencer as tentações? Essa é uma pergunta que tenho recebido pelo Instagram e que também tenho me perguntado ultimamente. As vezes passamos por alguma tentação que nos parece tão grande e não conseguimos resistir, acabamos nos viciando ou cometendo atos que não queríamos, e sentimos que nosso relacionamento com Deus está fracassado devido a tantos pecados e nos perguntamos “Como vencer a tentação?”.

Antes de qualquer resposta, devemos ter em mente que “não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6: 12”

A nossa luta é contra o inimigo de Deus. 

Mas o anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7

Deus disponibiliza anjos para estarem ao nosso lado, nos livrando, mas o nosso inimigo  também envia seus demônios ao nosso derredor, para nos fazer cair. Isso é algo sério! Ao nosso redor estão os anjos de Deus, nos protegendo e livrando, mas eles se afastam quando vemos, ouvimos, falamos ou estamos em lugares que não agradam a Deus, por isso devemos estar sempre vigilantes.

Mas o que isso tem haver com o título da postagem? Tudo haver... 

Primeiro devemos entender que a nossa luta é algo que está além do que podemos imaginar. A luta que enfrentamos trará consequências eternas e isso depende de nós.

Tenho um pensamento de que o nosso maior inimigo somos nós mesmos... O inimigo apenas nos apresenta o pecado, ela não força ninguém a pecar, mas nós somos tão fracos que não resistimos e sedemos. Quando acabamos de cometer pecado sentimos que estamos longe de Deus, porque os nossos pecados não nos deixa ver que Ele sempre esteve ao nosso lado, nos livrando e protegendo. Quando pecamos sentimos que Deus está tão longe mas, na verdade, quem está longe dele somos nós, porque os nossos pecados nos afastam dele.

Mas afinal, como posso vencer as tentações?

Lembra do verso que usei na abertura dessa postagem? 

Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Mateus 4: 1 

Se você continuar lendo o capítulo 4 de Mateus lerá sobre a tentação de Jesus.

“Mas o que isso tem haver com minha situação? Jesus era perfeito, por isso não pecou...”

Precisamos entender que Jesus foi homem como nós. Ele passou por tentações que nós são grandes de mais, mas mesmo assim não pecou.

Jesus passou 40 dias jejuando... Muitas vezes não passamos nem 1 dia de Jejum e achamos suficiente. As vezes nem jejuamos e pensamos que vamos conseguir vencer as tentações orando uma vez no dia.

Ele passou 40 dias jejuando, sozinho no deserto, no calor insuportável do dia e no terrível frio da noite para nos mostrar que não podemos vencer com as nossas forças. Jesus é o exemplo vivo que sem uma vida de consagração a Deus, de entrega, de arrependimento, de jejum e vigilância não vamos conseguir vencer os obstáculos que aparecem em nossas vidas.

Pare de pensar que você vai conseguir sozinho... Você não vai! Nossa dependência deve estar em Deus. Devemos buscar forças nele para vencer.
Só vamos conseguir vencer as tentações se estivemos em uma conexão direta com o Senhor.
Não sei qual tentação você está suportando, mas sei que Deus é poderoso para te dar forças para vencer qualquer situação.

Eu vi uma frase que diz “Se não edifica, não veja, não ouça, não fale”. Antes de fazer qualquer coisa, tenha esse pensamento. Só vamos conseguir vencer se formos vigilantes, se orarmos constantemente.
Jesus está de braços abertos para nos ajudar. Sei que não é fácil, mas “estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. 1 João 2: 1”

Não tente com suas próprias forças, busque o poder que vem do alto

Postar um comentário

0 Comentários