Bem Aventurados: Pobres de espírito e os que choram

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Mateus 5: 3 e 4

As bem aventuranças talvez seja um dos ensinamentos de Jesus mais conhecido em todo o mundo. Em cada uma de suas palavras ele nos traz paz, alegria, e nos contagia com grande esperança. Dedicaremos um estudo reflexivo sobre cada uma delas, nessa e nas próximas postagens feitas aqui no blog.

Felizes os Pobres de Espírito

O que significa pobres (ou humildes, em outra versão) de espírito?
Ser humilde de espírito significa ser dependente de Deus. Uma pessoa humilde reconhece seus erros e acertos, entende que precisa de outras pessoas. Da mesma maneira, o humilde de espírito reconhece seus pecados, e que ele é dependente de Deus.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?  Salmos 42: 2

•O pobre de espírito necessita de Deus para viver, sente sede dEle, como diz no Salmo 42. Ser humilde de espírito é ser dependente.
• O pobre de espírito reconhece seus erros, seus pecados. “Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Salmos 51: 3”
• Os pobres de espírito apresentam a Deus um espírito quebrantado, que reconhece que depende somente dEle.
“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51: 17”
Todos nós precisamos ter essas características, porque somente assim entraremos no reino de Deus (Mateus 5:3). Jesus nos ensinou que o reino dos céus é para pessoas que são pobres de espírito, que estão dispostos a servir a Deus com alma quebrantada, de reconhecimento.
Seguindo o capítulo 5 de Mateus encontramos mais uma bem aventurança.

Felizes os que choram

Muitas pessoas vivem infelizes. Deus dá uma promessa para elas: serão consoladas (v. 4).
Você já passou por alguma situação que pensou que seria o fim? Deus esteve contigo, até nesses momentos.
Muitas pessoas diariamente enterram seus entes queridos, nessas ocasiões estão sem esperança, e é exatamente nesse momento que devemos compartilhar o amor de Deus com elas. A palavra de Deus nos traz consolo em momentos difíceis.
A promessa de Jesus de que as pessoas que choram serão consoladas é real hoje. Quando você estiver passando por um momento difícil, leia as promessas que Deus nos oferece, e encontrará consolação.
Enquanto estivermos nesse mundo vamos passar por situações que vão nos fazer chorar, mas Deus prometeu nos levar para um lugar onde não haverá mais dor, nem pranto, nem sofrimento.

“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.  Apocalipse 21: 4 “

Deus deseja que sejamos pobres de espírito. Ele quer nos consolar quando choramos e estivermos passando por uma situação que pensamos que é o fim.
Os ensinamentos que Ele transmitiu a muito tempo atrás é real hoje! Jesus continua falando conosco, através de sua palavra. Esteja com os ouvidos atentos para ouvir a sua voz e, quando ouvir, dizer “Eis-me aqui, Senhor.”




Postar um comentário

0 Comentários