O maior Filósofo de todos os tempos!

Você sabe quem é o maior filósofo de todos os tempos?
Talvez sua resposta seja “Aristóteles, Immanuel Kant, Platão” ou qualquer outro grande filósofo conhecidos pela humanidade, mas você sabia da existência de um filósofo, registrado no Antigo Testamento, que a sabedoria está muito mais além do que qualquer outro que já existiu na Terra?

Talvez você não conheça, mas a resposta é sim, existe.  Em seus escritos ele deixou vários ensinamentos de como viver feliz e melhor. Através dos erros que ele cometeu no passado, nós podemos tirar lições e não cometer os mesmos erros em nossos dias.
O maior filósofo de todos os tempos foi o homem mais sábio que já pisou no Planeta Terra, e seu nome é Salomão.

Certa vez Deus visitou Salomão em um sonho, e lhe concedeu que fizesse um pedido, e assim aconteceu. Salomão pediu a Deus sabedoria, e como o pedido foi sábio, além de receber a sabedoria de Deus, ele recebeu honras e grande riquezas.

Tudo ia bem na vida de Salomão, até que ele começou a se exaltar por possuí grande sabedoria, e mesmo tendo conhecimento de tudo que existia, foi um homem insensato, pois deixou de ouvir a voz de Deus e começou a seguir seus prazeres. Mas a história de Salomão não termina assim.

Em seus escritos, ele deixou conselhos sobre relacionamentos, como viver melhor e também deixou vários ensinamentos, que quero considerar nessa postagem.
Em suas palavras, ele disse:

Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço.  Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 2:10‭-‬11‬

Tudo que desejava ele possuía. Salomão não poupou esforços para realizar aquilo que desejava. Muitas vezes queremos realizar todos os nossos desejos, mas ainda bem que não podemos. Deus sabe do que precisamos. Se pudéssemos fazer tudo o que desejamos, talvez isso seria uma ruína para nossa vida e nos levaria para a morte eterna.
Salomão fez de tudo para satisfazer os prazeres egoístas, que agradavam somente a ele.

Em Eclesiastes 2:1 Salomão escreveu:

“Eu disse a mim mesmo: Venha. Experimente a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil.”

O filósofo mais sábio que já pisou nesta Terra nos deixa o conselho de que os prazeres deste mundo nunca preencherão o vazio que existe em nosso coração.

“Isso também se revelou inútil”. Pra quê passar alguns momentos satisfazendo nossos desejos, se o vazio que existe em nosso coração continuará? Salomão viveu para si mesmo durante muitos anos, que como consequência trouxe muita dor e sofrimento para ele.
O que adianta ter tudo o que deseja e não ter paz em seu coração? A nossa felicidade não deve estar nas coisas desta terra, pois são passageiras, mas sim nas coisas eternas.

Não desperdice seu tempo com prazeres egoístas, mas use-o para buscar O Eterno, aquele que pode preencher todos os vazios que existe em nosso coração.

Tudo é ilusão! Tudo é passageiro. Nada nessa vida vale a pena. Um dia a beleza passa, a velhice vem e depois a morte. Qual será seu destino eterno?
Encha seu coração com o que é eterno. Busque diariamente ser uma pessoa melhor, viva cada dia como se fosse o último, aproveite os momentos com sua família. Os prazeres podem ser muito bom no princípio, mas o resultado será dor e muito sofrimento.

O maior filósofo de todos os tempos nos deixou escritos maravilhosos, inspirados por Deus. Que tal dedicar um tempo para estudá-los?
Qual destino você está tomando?
O homem mais sábio que já existiu diz que tudo isso é inútil, como correr atrás do vento, então por que você acha diferente?

Encerro minhas palavras com um conselho:

“Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde em coração os meus mandamentos,  pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e darão a você prosperidade e paz.  Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;  reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.  Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal.  Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos.” Provérbios 3:1‭-‬2‭, ‬5‭-‬8 ‬‬‬
Tome a sabia decisão de mudar de vida, de ser uma pessoa melhor. Que Deus te abençoe!

Postar um comentário

0 Comentários