Lepra antiga vs lepra atual

 


   Há um tempo atrás, fui desafiada por Jonas, que é um amigo e ex diretor da base que eu frequentava, a escrever um texto sobre as diferenças e semelhanças da lepra nos tempos de Jesus, e a lepra nos tempos modernos.
Estamos em um período de pandemia, e esse texto estará voltado para a lepra do momento: covid-19.

   Quando abrimos a bíblia, em Lucas 5-12, nos deparamos com a história de um leproso, que foi ao encontro de Jesus a procura da cura para a sua doença. Naquela época, as notícias que os leprosos tinham é de que não haveria cura para o seu problema, e que eles precisavam se retirar da sociedade, até o dia da sua morte. Mas naquele dia, o leproso ouviu uma notícia diferente, havia esperança: Jesus estava na terra, e ele poderia ser curado.
Encontramos aqui a primeira semelhança com a nossa lepra atual. 
   Todos os dias, a mídia nos bombardeia de notícias boas e ruins. As ruins são a grande maioria.
A ansiedade aumenta, e consequentemente, perdemos a fé em Deus.
Nos deixamos levar pela mídia, e esquecemos que o controle do universo está nas mãos do Deus que rege da melhor forma.  
Precisamos sair em busca de Jesus, para sermos curados. Precisamos deixar de lado as preocupações da nossa era, para buscarmos paz e conforto em Deus.

   A segunda semelhança que encontramos são as consequências dos nossos atos. Naquela época, quando alguém era infectado pela lepra, as pessoas o isolavam, como alguém que tinha sido abandonado e castigado por Deus. O que as pessoas não sabiam é que estavam colhendo o que semearam. 
A pandemia nos trouxe inúmeros ensinamentos, mas um deles é muito importante: ter cuidado com as nossas atitudes, em relação a Deus e ao nosso próximo, para não sofrermos as consequências mais tarde e colocarmos a culpa em Deus. 
A bíblia nos diz em Provérbios 3-12 , que ''o Senhor disciplina a quem ama'', e conosco não seria diferente. Os problemas pelos quais passamos, são consequências dos nossos atos, mas ainda assim Deus não nos abandona. Somos disciplinados, porque somos amados por Deus.

   A última semelhança que encontramos entre as lepras, é a maneira que ainda hoje escolhemos nos afastar de pessoas 'impuras'', para que não nos contamine. O amor tem se esfriado e nós temos nos importado menos. Escolhemos não tocá-las, por nos considerarmos melhores que elas, em termos espirituais, financeiros, etc... Mas Jesus acolhe todas as pessoas, e Ele nos convida a fazer o mesmo. Então, aproveite pra fazer a diferença na vida das pessoas hoje, virtualmente mesmo.

Que possamos confiar em Deus, ter cuidado com o que plantamos e nos aproximarmos das pessoas, para levar o amor de Jesus a elas. Uma felizzzzzz semana repleta de bençãos!!


Postar um comentário

0 Comentários