O paradoxo da Felicidade


É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!  A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria. Eclesiastes 7:2‭-‬4‬‬

Observe o texto bíblico que usei na abertura dessa postagem. Leia novamente.

Que contraste encontramos entre felicidade e tristeza, vida e morte, sabedoria e insensatez!

Esses foram os versos que mais me chamaram atenção na última leitura que fiz do capítulo 7 de Eclesiastes. Me deixaram muito curioso, me fez refletir sobre o que havia lido. E nisso encontrei uma grande verdade. A palavra de Deus nunca erra. Acompanhe alguns pontos que encontramos nesses versículos

• É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério! (V. 2)


Você já foi em um velório? Eu já, duas vezes apenas. Foram os velórios mais tristes, pois ali tinha encerrado a vida das pessoas que eu mais amava, meus pais.

Como é que Sábio pode afirmar que é melhor ir em uma casa onde há luto do que a uma casa em festa? Como isso é possível?

O que ele falou é a maior verdade. No velório percebemos o quanto somos insignificantes, que a vida é um sopro, e nos perguntamos “o que estou fazendo de minha vida?”. No velório refletimos sobre o maior de todos os mistérios: a morte. Lá fazemos uma análise de nossa vida, nossas escolhas. Lá percebemos que não somos nada e que vamos todos para o mesmo lugar. Lá onde tudo acaba, onde os sonhos não podem mais serem sonhados, onde os desejos não podem mais serem realizados. Destino de todos. Nosso destino, quer mais cedo ou mais tarde.

Onde há festa não paramos para pensar em morte. Não refletimos sobre nossa vida, nossas ações. Nos esquecemos que a vida pode acabar ali mesmo, naquele momento, em alguns instantes.

Valorize mais sua vida. Reveja o que é essencial e qual é sua prioridade. O que você fez nos últimos anos? O que você conquistou? Na morte não vamos levar nada, apenas quem somos. 

• A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. (V. 3)


Tristeza melhor que a alegria. Mais uma “loucura” que o sábio disse, certamente você pode estar pensando assim. Eu pensei assim, até que entendi a mensagem que esse versículo quis transmitir.

Ele não está incentivando você a viver triste, deprimido, se afogando em suas mágoas, não. Ele está dizendo que é nos momentos de tristeza, de aflição, de sofrimento, que podemos ver Deus sendo claramente revelado a nós, que vemos Deus agir e transformar nosso choro em alegria.
Se você está passando por um momento difícil, se alegre, pois Deus está aí contigo, e Ele está usando seu sofrimento para revelar Seu poder, para mostrar que Ele te ama e que não desiste de você. Creia!

• Conclusão


Para concluir, cito o último verso usado na abertura dessa postagem:

"O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria." (V. 4)

A sabedoria se encontra nos momentos difíceis, onde refletimos sobre quem somos e o que estamos fazendo. Não se preocupe em acumular bens nesta terra, por mais que isso seja uma coisa boa. Que sua preocupação e prioridade seja em quem você é, quem você está se tornando, pois quando você morrer, essa será a única coisa que você levará consigo.
Se alegre nos momentos de dificuldades. Deus está trabalhando! 

“No momento da prova, o professor se encontra em silêncio”. – Autor desconhecido.

Deus está aí, pertinho de você, cuidando e mostrando seu amor todos os dias. 

Que Deus esteja lhe abençoando muito! Que você possa encontrar conforto em Deus, e que Sua palavra, a Bíblia, seja seu guia. Que tal pegar sua Bíblia da estante e fazer uma leitura? Deus quer se revelar a você, Ele quer falar contigo. Se você não tem uma Bíblia em casa, leia clicando aqui.
 
Se essa postagem foi útil de alguma forma para você, compartilhe com seus amigos e familiares :D

Postar um comentário

0 Comentários