Biografia de Ester

Nome: Hadassa (nome hebraico de nascimento)

Ester (nome Pérsa) 


Significados: Hadassa ou Murta em hebraico, significa "espécie de planta"

Ester significa "estrela", a que reflete luz


Pai: Abiail 


Religião: Judaísmo  


Família: Menina órfã de pai e mãe, era criada por Mardoqueu, seu primo.

Este ensinou tudo o que Ester sabia e ela se tornou uma menina educada e de caráter encantador.


História: 


O Rei Assuero estava a procura de uma nova rainha, para reinar no lugar de Vasti.

Juntamente como os seus sábios propôs um decreto para que trouxessem à sua presença, todas as moças virgens da província. 

Aquela que fosse agradável ao rei, essa lhe seria tomada por rainha.


Antes de chegar ao rei, as moças passavam por um tratamento de doze meses.


"Antes de qualquer daquelas moças apresentar-se ao rei Xerxes, devia completar doze meses de tratamento de beleza prescritos para as mulheres: seis meses com óleo de mirra e seis meses com perfumes e cosméticos."

Ester 2:12 NVI



"[...] ela foi favorecida por ele e ganhou sua aprovação mais do que qualquer das outras virgens. Então ele colocou nela uma coroa real e tornou-a rainha em lugar de Vasti."

Ester 2:17 NVI


O feito marcante da história deu-se quando Hamã, conselheiro do rei, o instigou a decretar morte a todos os judeus, pois era inimigo de Mardoqueu.

O fato que ele não sabia, é que a rainha era judia, pois ela não havia declarado sua nacionalidade, como seu primo havia ordenado.


Mardoqueu fez saber a rainha do que se passava com o seu povo. Nem ela escaparia, por se tratar de um decreto. 

Então Ester declarou um jejum de três dias, para que seu povo não comesse e nem bebesse durante esse período, assim como ela, e no terceiro dia ela iria ter com Assuero. 


Ninguém entrava na presença do rei sem ser convocado, pois segundo a lei, poderia ser morto se o cetro não fosse estendido. Ao terceiro dia Ester foi à presença do rei e ele estendeu o cetro, concedendo benevolência.

Ela então, o convidou para um banquete com a presença do rei e Hamã, que se sentiu honrado e prontamente atendeu ao convite.

No banquete, o rei perguntou o que a atormentava e ela o respondeu que havia um homem inimigo do seu povo, que pretendia eliminá-los e que este homem era Hamã. 

O rei ficou perturbado. 


Um dos camareiros da rainha informou que havia uma forca de cinquenta côvados preparada para Mardoqueu, próximo à casa de Hamã. 

O rei mandou enforcá-lo na própria forca.


A rainha implorou para que o decreto fosse revogado, mas a palavra do rei não poderia voltar atrás, pois o decreto havia sido selado com o seu anel. 

O rei então, fez um novo decreto para que os judeus pudessem se defender dos inimigos. E assim foi feito.


A vida e personalidade de Ester nos faz lembrar que temos um Deus Todo Poderoso e que, em qualquer situação, está sempre disposto a estender Sua misericórdia.


Características de Ester:

mulher de fé, persistente, amável, conselheira e amiga.


Que o exemplo dessa rainha nos ajude a fortalecer a nossa fé e confiança no Deus que servimos.

Postar um comentário

0 Comentários