Não prometa o que não pode cumprir



Na obra literária "O enfermeiro" de Machado de Assis, é relatada a história de um enfermeiro que vai trabalhar na casa de um coronel muito rico, mas que era mal. 
Ele fazia tudo de ruim com o enfermeiro, batia nele com a bengala e daí para pior. Porém, o salário era bom, e por isso, o enfermeiro ficou trabalhando lá, sendo o único que conseguiu ficar trabalhando para o coronel por mais de seis meses.
Ele era considerado uma pessoa boa -um anjo- para a sociedade, afinal, aguentar todos aqueles abusos do velho era muito difícil. 
Todavia, com todas aquelas agressões, o enfermeiro irou-se contra o coronel e o matou.
Mas, como ele era bem visto por toda a comunidade, o enfermeiro disse que o velho tinha morrido por causas naturais e foi embora.

Um tempo depois, mandaram uma carta para o enfermeiro, dizendo que o coronel tinha deixado uma quantia para ele. Só que, ele não foi pois achou que tinham descoberto que ele havia matado o velho e isso era uma emboscada para prende-lo. 
Porém, depois de mais cartas recebidas, ele decidiu ir.
Na viagem, por estar desesperado, ele faz uma promessa a Deus dizendo que, se fosse realmente verdade, ele daria tudo aos pobres.
Quando o enfermeiro chegou na casa do coronel, descobriu que não era uma emboscada e sim que, o seu antigo patrão tinha deixado toda a sua fortuna para ele.
Então, o enfermeiro, com o dinheiro em mãos, não cumpriu o voto feito com Deus, ficando com toda a fortuna. 
A história termina com ele morrendo em idade avançada, porém, passou toda a vida sozinho.

Portanto, não prometa algo que não possa cumprir. 
Se sabe que não poderá fazer determinada coisa, não faça promessas dizendo que fará. 
Em Efésios 5: 4-5 diz: 

"Quando você fizer um voto, cumpra-o, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir".

Que Deus o abençoe!

Por: Pedro Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários