Por que é tão difícil dizer "não" ao pecado?

 


"Afaste-se do mal e pratique o bem; busque a paz e nela persevere."

I Pedro 3:11 


Você já deve ter passado pela experiência de não conseguir dizer "não". 

Uma palavra tão pequena, mas com um peso tão grande. 


No contexto cristão também não é fácil. O inimigo nos conhece. Portanto, irá nos tentar justamente onde estão as nossas fraquezas. Numa guerra, você ataca pelo lado mais fraco e cada um de nós possui um lado mais tendencioso para certos tipos de pecado. 

Mas, por que é tão difícil dizer "não" para a tentação ?

Porque estamos condicionados à uma busca por constante conforto. 


Pense comigo: temos máquinas que lavem nossas roupas, temos carros, motos e outros automóveis que facilitam a chegada no destino, temos um celular que nos permite comunicar com todos ao mesmo tempo, temos energia elétrica, cartões de crédito, televisão, batedeiras, temos a internet que facilita a busca por conhecimento, você não precisa mais consultar os livros, e mais um milhão de exemplos de coisas que servem para nos trazer comodidade e facilitar a nossa vida. 

E isso é ruim? Claro que não, porém tudo tem consequência. 

Essas inovações facilitam a nossa vida. Porém, quando juntamos essa facilidade com o uso das telas que são super estimulantes e nos geram uma sensação de prazer em curto prazo, nós estamos mandando um recado para a nossa mente. 

Estamos desacostumados com o desconforto e somos estimulados pelo uso exacerbado do celular. 

Temos uma sociedade acomodada e viciada no prazer em curto prazo: açúcar, série, filmes, redes sociais, bebidas, drogas, sexo, viagens, rolê com os amigos e toda sorte de entretenimento. 

Então como dizer "não" ao pecado? Se a todo momento temos buscado prazer, prazer e mais prazer? 


Estamos a todo instante buscando não sentir dor, não sofrer, não nos magoar, somos condicionados a buscar sempre o menor esforço em todas as nossas tarefas nessa vida. 

A nossa vontade está fraca, estamos cegos para o mal no meio de tanto entretenimento. Temos medo da dor e não sabemos mais lidar com ela. 

Dizer não para o pecado é dizer sim para Deus. Não é fácil dizer não ao pecado quando tudo que queremos é o prazer. 

O convite de Jesus envolve sacrifício: “tome sua cruz e siga-me”. 

O que Deus pede de nós vai contra as nossas vontades prazerosas. Exige muito esforço e por isso, na maioria das vezes, nós dizemos sim para os convites do diabo, porque o que o inimigo pede não nos exige muito no início e o que Deus pede é que sejamos totalmente Dele! 

Dizer sim para Jesus vai te custar tudo, mas dizer sim para o diabo, também vai custar a sua própria vida! 


Fortaleça sua vontade, ore, leia a Bíblia, frequente uma igreja, esteja cercado de boas companhias, cuide do seu corpo, não deseje somente o prazer  e não fuja da dor, pois você está em um mundo mal e a dor é inevitável. 

Sirva a Deus, busque Nele a força para aceitar o seu chamado todos os dias e eu tenho certeza que tudo aquilo que você pedir e irá servir para o seu crescimento na fé, Deus te concederá! 

Postar um comentário

0 Comentários