Esterilidade Espiritual


 No texto de hoje, falaremos sobre uma mulher "mal amada".

Ela é retratada no texto bíblico, como uma pessoa que perseguia uma mulher que sofria, com suas atitudes cruéis. 

A mulher que sofria, suportava continuamente a dor de sua esterilidade e as aflições diárias que sua perseguidora a causava. 


“Penina, sua rival, provocava e humilhava Ana porque o Senhor não permitia que ela tivesse filhos. Isso acontecia ano após ano. Sempre que iam ao santuário do Senhor, Penina irritava tanto Ana, que ela ficava só chorando e não comia nada.”

I Samuel 1:6‭-‬7 


Havia um homem da tribo de Efraim chamado Elcana, que possuía duas esposas.

Penina tinha filhos e Ana não tinha, contudo ela era a sua esposa predileta.

Ana ficou conhecida na bíblia por ser estéril e ter sido abençoada por Deus em gerar um dos profetas mais conhecidos, chamado Samuel.

"Penina era o vento que impedia o barco de Ana a prosseguir."

Penina foi o grande motivo que fez Ana não desistir. Todo seu rancor e amargura, todos os seus filhos, todas as provocações para irritar Ana, só faziam com que se tornasse mais persistente em seu pedido ao Senhor por um filho.

Até o dia em que Ana não suportou mais aquela situação em ser humilhada e orou a   Deus pedindo um filho, confessando a Ele toda a sua angústia, entregando o seu coração ao Senhor.

Então fez o seguinte voto: 


“Ó Senhor dos Exércitos, se olhares com atenção para o sofrimento de tua serva, se responderes à minha oração e me deres um filho, eu o dedicarei para sempre ao Senhor, e o cabelo dele nunca será cortado”.

I Samuel 1:11 


Quando olho para Penina, vejo a sua infertilidade espiritual, sua fé morta, e apesar de acompanhar sua família ao templo todos os anos, o seu coração e seus pensamentos estavam longe do Senhor.

Ao contrário de Ana, uma mulher cheia de esperança e comunhão. 

Penina vivia uma vida sem propósitos, não tinha compaixão.

Não adianta ser fértil e receber bençãos, se você as usa para agredir alguém mesmo que seja verbalmente.

O seu comportamento afastava qualquer relacionamento de amor e amizade, principalmente com o seu marido.


"[...] Toda vez que o amor de Elcana envolvia os braços vazios de Ana em um abraço amoroso, Penina estava lá com os braços cheios de muitos filhos para mostrar que os dela sempre estariam vazios. [...]"


Existem muitas peninas que surgem em nossa vida, para fortalecer a nossa comunhão com Deus e aumentar a nossa confiança nele.

"Peninas" não será um mau a você e sim a mudança que você necessita encontrar em Deus.

Lembre-se: quando você chegar no seu limite, observe a Penina da sua vida e como seria se ela não te perturbasse, e volte a orar.

Ana, em nenhum momento revidou as ofensas de Penina, não se igualou a ela, confiou a Deus os seus problemas, sabendo que brigar com penina não resolveria o seu problema.

Sempre que você humilhar, esnobar alguma pessoa, lembre-se que esse tipo de comportamento nos afasta do Amor verdadeiro.


"Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz

aquele cujo propósito está firme,

porque em ti confia."

Isaías 26:3


 Link do texto sobre Ana 👉

https://www.bibliaensina.blog.br/2021/03/o-clamor-de-ana.html

Postar um comentário

0 Comentários