Existe a pessoa certa?

                      

Série Cordão de Três Dobras
Texto 4

 

(Esse texto foi produzido levando em consideração o namoro que tenha como objetivo o altar e o estabelecimento de um matrimônio até que a morte os separe. <3)


“A pessoa certa” é um termo que ganhou muito espaço, principalmente no meio jovem cristão e tem gerado divisão de opiniões que podemos dividir em  dois grupos: 


- aqueles que acreditam piamente na ideia de que, de fato, existe alguém certo, específico e separado por Deus para nós; alguém que o Senhor colocará em nosso caminho em um momento específico; 


- e aqueles que entendem que: “[...] todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Rm 3:23), somos pecadores e, por isso, a ideia de uma pessoa certa e exclusivamente separada parece utópica e tira todo sentido do livre arbítrio concedido por Deus a cada um dos seus filhos.


Vamos devagar na nossa compreensão:


Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e, logo após criar o homem, Deus fez Eva, a companheira de Adão. Assim celebrou-se a primeira instituição divina: o casamento. Criado o homem e o casamento, nasce a família.

A família foi projetada por Deus!


E, se fomos criados à sua imagem e semelhança, significa que essa instituição(namoro/ casamento) precisa ser um caminho para o céu.

Na Bíblia, o relacionamento entre Deus e a igreja é representado pelo casamento, ou seja, a união de duas pessoas é uma forma de santificação na caminhada cristã.

Portanto, mesmo em um mundo caído, Deus enxerga o casamento como uma forma de abençoar, moldar, santificar e inserir uma espécie de auxílio divino aos dias ordinários de Seus filhos.

Deus deseja a felicidade e a realização de cada um dos seus filhos, inclusive na esfera emocional.


Para uma melhor compreensão da vontade divina, Deus nos deixou um grande presente: a Bíblia Sagrada, que é nada mais nada menos do que a perfeita descrição do Seu caráter e da Sua vontade! 

Ele deixou por escrito tudo aquilo que precisamos saber. Todo o Seu plano de salvação está descrito na sua santa palavra e o casamento também está inserido nesse plano; afinal, a relação matrimonial tem por objetivo ser um antegozo do céu.


Deus nos criou com intelecto e sabedoria, e conferiu somente ao ser humano as faculdades mentais de pensar, raciocinar, agir e tomar decisões. 

Portanto, a união de: estudo da Bíblia + livre arbítrio + direção do Espírito Santo gera a sabedoria na tomada de decisões. 


Deus te deu o privilégio de decidir, inclusive de escolher com sabedoria a pessoa com quem você almeja chegar ao céu. 

Mas, se a vontade de Deus está descrita em Sua palavra, significa que, para descobri-la, você precisa estuda-la, dedicar muito tempo de oração, buscar diariamente o Espírito Santo e, só assim Ele te capacitará a escolher uma pessoa falha e pecadora como você, mas disposta a ser moldada por Cristo e Sua Graça.


Levando em consideração que o namoro é um ensaio para o casamento, são esses os princípios que precisamos usar para nortear essa tão importante  decisão. 


Na grande maioria dos casos, quando dizemos que estamos esperando “a pessoa certa” que será enviada por Deus, na verdade estamos apenas  trazendo à tona a nossa preguiça em desenvolver nossa espiritualidade e nossa sabedoria na tomada de decisões que envolvem nossos afetos. Por isso, delegamos a Deus aquilo que é de nossa responsabilidade. Afinal, na hipótese de falharmos e as coisas darem errado, teremos alguém em quem jogar  toda a culpa de nossos fracassos, assim como fizeram Adão e Eva lá no Éden.


Ou seja, a famosa “pessoa certa”, não será alguém que corresponderá á sua checklist de adjetivos, mas será alguém tão falho, pecador e passível de erros, assim como você é! Só que essa pessoa  deverá ter em seu coração e em sua vida prática o desejo de tornar-se cada vez mais parecido(a) com Cristo.


A pessoa certa é aquele(a) homem ou mulher que almeja e luta para ser um verdadeiro cristão e que coloca Deus em primeiro lugar antes de qualquer relação humana; é alguém que sabe priorizar Deus em sua vida pois reconhece que só Ele fornece a base necessária para o sustento de uma relação saudável.


• Se te falta sabedoria, seja humilde e peça a Deus que lhe conceda.

• Se te falta coragem para assumir o risco de amar alguém e ser vulnerável, busque amadurecer e assumir os riscos que advém da tomada de grandes decisões.


O seu futuro relacionamento precisa ser uma escadinha rumo ao céu.


No entanto, se isso ainda não é uma realidade, você precisa ser um(a) solteiro(a) com uma vida útil e significativa, você precisa se aproximar de Cristo, desenvolver as santas virtudes e alcançar sempre a sua melhor versão.

Descubra o seu valor em Deus! Pois um relacionamento não pode ter um fim em si mesmo, mas ser um meio de glorificar a Deus.


Vigie as suas motivações para desejar tanto obter um relacionamento, pois existem espaços no seu coração que companheiro(a) nenhum/(a) poderá  preencher, pois é lugar exclusivo de Cristo.


Deus não abençoará um relacionamento com desejos egoístas e vazios; portanto, receba o amor dEle em sua vida para que assim, o amor de Jesus transborde em você e só assim seja derramado numa relação matrimonial que será comparada com um pedacinho do céu ainda aqui nesta terra.


Que Deus te abençoe!


Postar um comentário

0 Comentários