Namoro: um ensaio para o casamento



Série: Cordão de três dobras 
Texto 5


Se você namora ou está à procura de alguém, tenha em mente que o namoro cristão deve haver um propósito maior: o casamento.  
O namoro é o “ensaio” para o casamento. É dentro dessa relação que você vai observar maneira como seu futuro cônjuge irá lhe tratar após se unirem em matrimônio.

Existem vários pilares para seu relacionamento se tornar mais forte e consequentemente, tornar-se um casamento para honra e glória de Deus.

I Coríntios 13:4-7
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Alguns desses pilares são: 

O amor é paciente.
Tenham boas conversas, use o tempo de vocês para conhecer um ao outro e não para satisfazer as vontades da carne. 
Existe prazer em uma boa conversa!
Fale sobre tudo, conte sobre seus medos, sonhos e metas. Fale sobre política, filhos, finanças, educação, etc. 
Busque ser melhores amigos. Tenham interesse em conversas mais profundas; se esforcem e sejam sinceros um ao outro.

“O calor da verdadeira amizade e do amor que une o coração de marido e mulher é um antegozo do Céu.” – CJN, pág. 12

O amor é bondoso.
Empenhe-se em prestar serviços de bondade um ao outro. 
Homens, sejam mais carinhosos no período de TPM da amada. 
Mulheres, não achem que só vocês têm sentimentos e precisam de atenção. Os homens também precisam de palavras cordiais e encorajadoras, atos de ternura;
eles também têm sentimentos e fragilidades. 
Dêem flores um ao outro, mantendo sempre as simples cortesias da vida.

“Amar como Cristo amou significa manifestar altruísmo, através de palavras bondosas e fisionomia prazenteira, em todos os lugares. Para aqueles que outorgam não custa nada, porém deixam através de si uma fragrância que envolve a alma... São elas uma benção, não apenas para quem as recebe, mas também para o doador, porque atuam sobre ele. Genuíno amor é um precioso atributo de origem celestial que aumenta a fragrância, à medida que é dispensado a outros.”- 
CJN, pág. 19 

Não se orgulha.
Abra mão do seu orgulho. 
Em uma relação vai existir momentos em que é necessário ceder, pelo bem do casal. Não ache que eu estou falando para ser trouxa. 
Aprenda a ter um olhar mais amplo em sua relação, aja com a razão.
Por exemplo, em uma discussão em que você saiu chateado por algo fútil, peça desculpas. Se foi ele quem ficou chateado com algo que você fez, pense com calma e reflita se sua ação foi correta; se foi, sente, converse e explique seu lado.
Ter um relacionamento saudável não significa que serão perfeitos ou concordarão com tudo. Mas, aprendam a viver bem em meio às diferenças e quando for resolve-las, resolvam com maturidade.

O amor não maltrata.
Não seja ditatorial ou arbitrário. Haverá recompensa em cuidar de suas palavras antes de dizê-las, afinal, será mais fácil do que apaga-las quando já ditas. Fale com bondade. Suavize os tons de voz. 
Permita que somente amor, bondade e mansidão sejam expressos em seu semblante e em sua voz.
(1 Pe 3:7,Cl 3:18-19). 

Essa pessoa será tudo que você deseja. Seja cauteloso e procure não dar motivos para que ele(a) se sinta aflito e duvide do seu amor.

Não procura seus próprios interesses.
Ao escolher viver num relacionamento, você precisa ter em mente que fazer a outra pessoa feliz é sua prioridade. 
Não dê migalhas; ao contrário, se doe por inteiro! 
Se esse sentimento for mútuo os dois serão felizes.
Busque a confiança, que é algo indispensável entre o casal.
Ela deve ser forte a ponto de confiar um no outro de olhos fechados. (Pv 12:4, Ef 5:33) Acabe com os ciúmes tolos e possessivos.
Eles só servirão para os maltratar e fazer com que sua relação se torne frágil e tóxica.

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O mais importante pilar de todos é Cristo. 
Procure por alguém que te ajude na caminhada cristã. Alguém que veio para somar, para buscar o poder do Espírito Santo juntamente com você.
"Através do esforço para sujeitar sua vida à Palavra de Deus, podem tornar correta, nobre, elevada e agradável a senda da vida um para o outro.” - CJN, pág. 17
"Apenas Cristo pode proporcionar a verdadeira felicidade para seu casamento. O coração anela o amor humano, mas esse amor não é bastante forte, ou bastante puro, ou precioso bastante, para suprir o lugar do amor de Jesus." - LA pág. 67.

"Unicamente a presença de Cristo pode tornar homens e mulheres felizes. Todas as águas comuns da vida, Cristo pode transformar em vinho do céu. O lar se torna então como um éden de bem aventuranças; a família, um belo símbolo da família do Céu.” – CJN, pág. 15
Observe muito bem. 
O namoro é o momento de observar os defeitos e encontrarem um denominador comum para eles. Não adianta pensar ou até se iludir que “depois do casamento, ele(a) irá mudar”. 
Tire essa ilusão da sua cabecinha meu pequeno alecrim: depois do casamento é só ladeira abaixo. 
Brincadeiras à parte, resolvam suas diferenças ou corre que é cilada.  

“Pesem cada sentimento e observem todo desempenho de caráter na pessoa a quem pretendem ligar o destino de sua vida. O passo que vão dar é um dos mais importantes de sua vida, e não deve ser dado precipitadamente. Conquanto possam amar, não amem cegamente. Espero que tenham respeito próprio suficiente para evitar esta forma de namoro. Se deseja sinceramente a glória de Deus, agirá com decidida cautela. Não tolerará que um doentio sentimentalismo amoroso lhe cegue a visão por tal forma, que não possam discernir os altos diretos de Deus sobre você como cristão.” – CJN, pág. 36

Espero que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. 

Que Deus te abençoe! :)

Postar um comentário

0 Comentários