Os jovens e suas escolhas

 


Acaz X Salomão. Dois reis que deram início ao seu reinado ainda jovens. Segundo estudiosos, quando Salomão assumiu o trono - sendo Davi, seu pai, ainda vivo- tinha cerca de 15 anos de idade. Já Acaz, a Bíblia confirma em II Cro 28:1 que ele "tinha vinte anos..." Porém, o que os difere além da idade, são as escolhas. 

Sobre Salomão, a Bíblia fala que "[...] o Senhor, o seu Deus, estava com ele" e, posteriormente, quando Deus perguntou para Salomão o que gostaria de receber, este escolheu a sabedoria. 

(II Cro 1:1) 

Sobre Acaz, a Palavra fala "não fez o que o Senhor aprova. (II Cro 28:1)


Hoje, como Salomão e Acaz, a maioria de nós ainda somos muito jovens. Todos os dias, temos que decidir entre uma coisa e outra; sendo que, as escolhas que fazemos pode mudar o curso da nossa vida para sempre.

Talvez você não tenha que governar um reino, mas precisa assumir o protagonismo da sua vida, estando Deus no controle dela.

Salomão escolheu ao Senhor e Sua sabedoria; Acaz ignorou os conselhos divinos e escolheu criar suas próprias estratégias, adorando à deuses pagãos. O resultado dessa história está em II Cro 28:16-27.


A grande questão é: como não fazer escolhas erradas, assim como Acaz? 

Em Tiago 1:22 diz "Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos."

Quando nos aproximamos do Senhor e estamos em íntima ligação com Ele e a Sua Palavra, faremos boas escolhas, pois O obedeceremos por amor. 

Não basta apenas ler, deixando que entre por "um ouvido e saia pelo outro." É necessário estudar profundamente, em espírito de oração e estando disposto a fazer o que o Senhor ensina através da Sua Lei. 


Ser jovem não é desculpa para seguir caminhos tortuosos. Você pode aproveitar a juventude agindo com sabedoria, como aconselha Salomão. 

Sim, houveram muitas falhas no decorrer da vida desse rei também. A diferença entre Salomão e Acaz, é que, no final de sua vida, Salomão reconheceu os seus erros, se arrependeu e nos deixou conselhos valiosos. 

Um deles se encontra em Eclesiastes 12:1:

"Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.""


Escolha obedecer ao Senhor. Escolha fazer a sua vontade, ainda que andar na contramão deste mundo seja difícil. 

Peça sabedoria ao Senhor, 'que a todos dá livremente' (Tg 1:25) e siga pelo caminho certo.

Que as suas escolhas sejam baseadas na vontade e na Palavra de Deus; a ponto de, no futuro, você olhar para trás e se orgulhar da sua juventude. 


Que Deus o abençoe! 


Postar um comentário

0 Comentários